Publicado em: 23/10/2013 14:43

Ibiporã participa da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social

Ibiporã participa da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social Ibiporã participa da 10ª Conferência Estadual de Assistência Social

A secretaria municipal de Assistência Social participou da 10ª Conferência Estadual da Assistência Social do Paraná, realizada de 16 a 18 de outubro, no Centro de Convenções de Curitiba. O evento reuniu cerca de 700 pessoas envolvidas na gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos 399 municípios do Estado. O tema desta conferência foi: "A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS".

De Ibiporã participaram a secretária de Assistência Social, Ana Claúdia Vieira Martins, e as conselheiras municipais Yara Fantin e Francieli de Alcantara Ribeiro, representando os trabalhadores da Assistência Social e usuários da política de assistência, respectivamente.

O município focou sua votações no eixo referente a Regionalização. "Entendemos que é urgente o papel do Estado na efetivação de serviços regionalizados, em especial aos que atendem acolhimento institucional. Essa discussão se pauta na maioria dos municípios de pequeno porte que compõem o Estado de Paraná, e que por vezes apresentam demanda pequena para justificar a gestão do serviço, mas isso não quer dizer que não seja essencial o serviço, sendo assim ele necessariamente não precisa ocorrer no município", expõe a secretária.

De acordo com Ana Cláudia, esta bandeira será levada à Conferência Nacional. "Defendemos a maior participação dos Estados na regionalização de Serviços essenciais e de alta complexidade, em especial de acolhimento institucional, que devido a demanda dos pequenos municípios precisam ser efetivados pelo Estado", finaliza.