Publicado em: 27/07/2010 11:43

Projeto prepara jovens para o mercado

Projeto prepara jovens para o mercado Projeto prepara jovens para o mercado

Um valioso projeto de inclusão e inserção profissional de jovens está sendo desenvolvido em Ibiporã pelo Grupo Valorizando a Esperança, uma ONG ligada à Igreja Católica que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de algumas empresas, e trabalha com jovens que passaram por centros de recuperação para dependentes químicos. A iniciativa é tão interessante que rendeu matéria de capa na edição da Folha de Londrina, no dia 25 de junho.

Trata-se do projeto "Valorizando a Esperança", que transforma jovens que se livraram do vício das drogas em profissionais para serem aproveitados pelo mercado de trabalho formal. De acordo com o coordenador, Júlio Henrique da Conceição, servidor da Prefeitura emprestado à ONG pela Secretaria Municipal de Assistência Social, os atendidos normalmente têm dificuldades de contratação nas empresas por serem discriminados.

"Mas estamos provando para os empresários que após passarem pelas nossas oficinas eles estão prontos para serem aproveitados em qualquer atividade", defende Júlio. O projeto vem sendo desenvolvido há oito meses e começou dentro do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social). Como foram muitos os interessados e o espaço era pequeno, a ONG - fundada há três anos - pediu à Prefeitura um local maior e foi então alugado um barracão na Avenida Mário de Menezes, onde são oferecidas as oficinas e as atividades culturais.

Lá os jovens - são 20 no momento - aprendem serigrafia, cartonagem, corte e costura, design gráfico e informática e produzem, sob encomenda, camisetas, adesivos e materiais gráficos diversos.

O projeto conta ainda com um trabalho de acompanhamento de 72 jovens de Ibiporã que estão em processo de recuperação em diferentes unidades da Fazenda da Esperança no Brasil. O período em que ficam em tratamento é de um ano. Após isso, são encaminhados aos poucos para trabalhar nas oficinas. "Sete deles estão 100% prontos para trabalhar nas empresas. Pedimos aos empresários que nos contatem e podem ter a certeza de que terão profissionais com garra e disposição", afirma o coordenador.

Para quem puder ajudar a ONG ou estiver precisando de algum profissional já treinado, entrar em contato com Júlio, pelos fones: 3178-0234 ou 8809-2983. Para saber mais sobre o projeto acesse: www.valorizandoaesperanca.com.br.