Publicado em: 28/07/2010 11:43

Primeira de dez pontes rurais ficou pronta

Primeira de dez pontes rurais ficou pronta Primeira de dez pontes rurais ficou pronta

A primeira ponte readequada no município de Ibiporã foi a da Estrada do Sabãozinho sobre o Rio Sabão. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Carlos Henrique Frederico, a obra faz parte de uma política do governo municipal de melhorar a infraestrutura logística do município, principalmente as pontes, que são uma reivindicação antiga dos produtores rurais de Ibiporã.

O valor da obra no Sabãozinho foi de R$ 14.080,00, sem contar o custa das vigas, que vieram do DER, e a despesa com a movimentação de terra necessária para nivelar a estrada com a ponte, serviço executado pela Prefeitura.

\"Com a evolução das máquinas agrícolas em eficiência e principalmente em tamanho, o trafego na zona rural estava cada vez mais difícil, porque as estruturas das pontes não acompanharam esse progresso\", comenta Frederico.

Assim, a Administração Municipal elaborou projeto para substituir ou adequar 22 pontes no município. Por meio do programa, a Prefeitura está obtendo junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem) as vigas de concreto para a execução das pontes.

O município de Ibiporã já celebrou convênio com o Estado para adequação e substituição de 10 pontes rurais, sendo que das outras nove, duas estão em fase de licitação da construção.

As estruturas de outras quatro estão para ser entregues pelo Estado, e três serão executadas em parceria com município de Londrina, sendo que uma já está em execução no Poço Bonito.

De acordo com os projetos, as pontes, que possuem em média 4 metros de largura, passarão para 6 metros, facilitando o tráfego de máquinas grandes como colheitadeiras e plantadeiras.