Publicado em: 25/11/2013 16:05

Festival Estudantil premia redações e desenhos de alunos da rede municipal

Festival Estudantil premia redações e desenhos de alunos da rede municipal Festival Estudantil premia redações e desenhos de alunos da rede municipal

O Cine Teatro Padre José Zanelli ficou lotado na tarde de quinta-feira (21) para a cerimônia de encerramento do 4° Festival Estudantil da Rede Pública Municipal. Na ocasião, ocorreu a entrega de troféus e medalhas a 60 alunos vencedores dos concursos de redação e "Destaque Artes 2013". Os desenhos premiados estão expostos no saguão do Cine Teatro, e as redações selecionadas foram publicadas em um livro que será distribuído para todas as escolas do município. Todos os ganhadores receberam troféus e medalhas e os vencedores do concurso de desenho ganharão bolsas de estudo para os cursos da Fundação Cultural de Ibiporã. Criado em 2009, através de reuniões pedagógicas dos professores da disciplina de Educação Física, o Festival Estudantil tem o objetivo de promover a interação entre a comunidade escolar e a contextualização dos saberes.

Regidos pelo professor Jonas Aguiar, alunos das escolas municipais Alice Roma, Mário de Menezes e Castelo Branco, participantes do projeto "Canto e Coral", da FCI, abrilhantaram o início da cerimônia.  Alunas da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) encerraram o evento com um número de flamenco.

O tema da redação este ano foi "A Educação Física na minha escola" e envolveu alunos do quarto e quinto anos e das classes especiais. Já o concurso de desenho envolveu os conteúdos trabalhados em todas as disciplinas com alunos do quinto ano.

O assessor à Educação Física, Emerson José de Oliveira, coordenador do Festival Estudantil, ressaltou que o projeto tem promovido importantes reflexões sobre a importância das disciplinas de Educação Física e Artes no processo de ensino e aprendizagem. "O Festival tem nos auxiliado a garantir o papel social e transformador destas disciplinas", disse Oliveira em sua fala.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, também enfatizou a importância do ensino de Artes e Educação Física para formação do caráter e desenvolvimento da humanização e capacidade de socialização. "A publicação e premiação dos trabalhos são o melhor presente que os alunos poderiam receber de seus cuidadores. Através da arte os alunos podem expressar sentimentos, emoções, desejos, trabalhar a criatividade, suscitando em si o ser criador, transformador de realidades", comentou.

A vice-prefeita Sandra Moya frisou que muitos professores ali presentes, assim como ela e o prefeito José Maria Ferreira, são filhos de oportunidades oferecidas por administrações que se preocuparam com os munícipes e sua formação. "Este festival e tantos outros importantes projetos que desenvolvemos nas áreas de educação e cultura são a comprovação de que estamos no caminho certo. Quem passa por experiências como esta tem um olhar diferenciado em relação à vida profissional", afirmou. "A cultura escreve um pouco da essência de um povo. E Ibiporã tem muito do que se orgulhar neste aspecto. Esta geração promete muito e a nossa administração sente orgulho em investir na formação destes talentos que futuramente nos representarão. Os trabalhos aqui premiados servirão de documento histórico às próximas gerações", acrescentou o prefeito.

O encerramento do 4° Festival Estudantil da Rede Municipal também contou com a presença de secretários municipais, do professor doutor José Augusto Victório Palma, coordenador do projeto de formação continuada direcionado aos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, e do acadêmico de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Wesley Magalhães, que fez uma explanação sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que elaborou sobre o cotidiano da Educação Física nas escolas municipais.