Publicado em: 26/11/2013 13:29

José Maria é reconhecido como prefeito empreendedor

José Maria é reconhecido como prefeito empreendedor José Maria é reconhecido como prefeito empreendedor

O prefeito José Maria Ferreira, a secretária do Trabalho, Lourdes Narciso, servidores da Secretaria do Trabalho, Agência do Trabalhador e integrantes do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa estiveram na última sexta-feira (22) em Curitiba para participar da cerimônia de entrega da etapa estadual do "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor". A solenidade ocorreu durante a XXIII Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), e contou com as presenças do presidente da Faciap, Rainer Zielasko, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, João Paulo Koslovski, do diretor de operações do Sebrae, Julio Cesar Agostini, do diretor superintendente do Sebrae/PR, Vitor Toberto Tiroqueta e do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Luiz Lázaro Sorvos.

Nesta edição, 47 prefeituras do Paraná se inscreveram , totalizando 70 projetos com 18 finalistas. Estreando na premiação, biporã ficou classificada entre os três melhores cases do Estado na categoria "Melhor Projeto" com o tema "Qualificação e Empreendedorismo", projeto que envolve forte investimento da administração em favor da população trabalhadora aliado ao apoio e incentivo ao empreendedorismo e o financiamento do desenvolvimento local.

Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco, foi o vencedor desta categoria com o case "Pato Branco: Terra de Gente Empreendedora e Inovadora". O prefeito de Liondoeste, Silvio de Souza, também concorreu com o projeto "Lindoeste no Caminho Certo para o Desenvolvimento". É uma satisfação esse reconhecimento não só para a administração, mas para toda equipe da Secretaria Municipal do Trabalho que prima pelo atendimento de qualidade aos nossos trabalhadores" , afirmou a secretária Lourdes Narcizo. "Mesmo não conquistando o primeiro lugar, figurar entre os finalistas é um reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que a administração realiza em prol da comunidade. Aproximadamente nove mil pessoas já participaram de algum curso de qualificação profissional oferecido pela administração municipal, nos últimos cinco anos. "Nosso objetivo é atingir 15 mil pessoas até 2016, 65% da força de trabalho de Ibiporã", afirmou José Maria.

Na categoria Desburocratização, venceu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis De Souza Pereira, com o case "Simplificar para Crescer". O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, levou o Prêmio na categoria Pequenos Negócios no Campo, com a proposta "Programa de Apoio ao Cooperativismo". "Compras públicas municipais: o caminho para o desenvolvimento sustentável", em Entre Rios do Oeste, rendeu o Prêmio para o prefeito Jones Neuri Heiden, na categoria Novos Projetos. Na categoria Lei Geral Implementada, venceu "Cambará Empreendedora", do prefeito João Mattar Olivato. Na categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, venceu o prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, com "Na Copa do Mundo, o boné é nosso!". E na categoria Compras Governamentais, venceu o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isotton.

Etapa nacional

Os vencedores do Paraná são finalistas da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que acontecerá em 2014. O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem como objetivo estimular o surgimento e o desenvolvimento de pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

É uma premiação realizada de dois em dois anos e os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor, no campo e na cidade.

Uma das novidades desta edição foram as visitas técnicas para atestar as evidências dos projetos que disputam a premiação. Projetos inscritos em edições anteriores puderam ser reapresentados, desde que com comprovada evolução.

O coordenador de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, avalia que os projetos apresentados nesta edição superaram as expectativas. "Nesta edição os projetos chegaram até nós com maior riqueza de informação e com muita qualidade, facilitando a análise dos julgadores. O sistema criado para o Prêmio contribuiu para o registro dos projetos, mantendo padronização e objetividade nas informações."

O Paraná tem tradição no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e as administrações municipais paranaenses sempre contribuem com boas iniciativas, focadas no desenvolvimento por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas.

"Nós nos destacamos pela qualidade dos projetos. O Estado sempre registra ganhadores e isso demonstra boas práticas nas ideias apresentadas. Tudo isso é reflexo do trabalho que o Sebrae/PR realiza nos municípios, principalmente naqueles que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora", destaca Padilha.