Publicado em: 27/11/2013 13:38

Administração Municipal entrega novo CMEI no Jd. Santa Paula

Administração Municipal entrega novo CMEI no Jd. Santa Paula Administração Municipal entrega novo CMEI no Jd. Santa Paula

As crianças de Ibiporã conquistaram mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para iniciar a vida escolar. Na próxima quinta-feira (28), às 20h, será inaugurada pela administração municipal, no Jardim Santa Paula, a nova ala de educação infantil da Escola Municipal Ivanildes Gonçalves Nalin, que atenderá 110 crianças de 0 a 5 anos.
A administração municipal investiu na construção do novo CMEI R$ 1.004.743,36, numa área construída de 653 m2. A obra foi executada pela construtora Garça Engenharia, de Cornélio Procópio.

O novo prédio de educação infantil conta com cinco salas, sendo duas destinadas ao berçário I e II, outras duas para os prés I e II além de uma secretaria, um refeitório e uma cozinha que  também serão usados pela escola de ensino fundamental.

De acordo com o prefeito José Maria Ferreira, os recursos em educação infantil estão sendo bem investidos, ampliando as ofertas e condições do acesso ao ensino. “A educação é fundamental e no nosso município está sendo tratada com muito carinho e respeito,” afirma ele. “Com este CMEI será possível atender a demanda não apenas do Jardim Santa Paula mas de toda região como a Vila Rural, parte do San Rafael e também os pequeninos das áreas industriais”, explica o prefeito.

Segundo a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, “o objetivo da construção do novo CMEI em Ibiporã é acolher as crianças com atendimento especializado e de qualidade potencializando o desenvolvimento físico, motor, intelectual e social dos alunos, além de atender as necessidades dos pais, recebendo seus filhos com segurança e profissionais habilitados que irão contribuir para a formação dos alunos”, garante a secretária.

O CMEI Ivanildes Gonçalves Nalim funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 18h.

Ivanildes Gonçalves Nalim

Ivanildes Gonçalves Nalin nasceu em 02 de março de 1936, em Santo Antônio de Pádua no Estado do Rio de Janeiro, dona Ivanildes chegou à Ibiporã com os familiares em 30 de julho de 1941, quando seu pai adquiriu um sitio na Água do Barrerão.

Filha de pai agricultor, a mãe era costureira e professora, por isso ensinava todas as crianças dos colonos ler e escrever além de fazer as quatro operações básicas da matemática.

Dona Ivanildes foi por toda vida uma pessoa dedicada, impecável em tudo que fazia, só não gostava do trabalho na lavoura, por isso empenhou-se demasiadamente na leitura, esperando um dia ter a oportunidade de estudar.

Tinha como local preferido para leitura de seus livros a sombra de um pé de arvore. Adorava principalmente os romances que seu pai lhe presenteava na volta das viagens que fazia.

Dona Ivanildes sentia tanto prazer na leitura que não abandonava um livro até terminá-lo. Com isso criou o habito de ler até altas horas da madrugada, com o auxilio de um lampião que ganhará de sua mãe.

Quando entrou na escola já estava alfabetizada, por isso ingressou na 3º serie primária do grupo escolar “Dr. Francisco Gultierre Beltrão”. Aos 16 anos, foi nomeada para o cargo de professora na Água do Engenho de Ferro, em uma sala multisseriada.

No mesmo ano casou com o seu primo Oreste Nalim, e desta união nasceram dois filhos, Maria Aparecida Nalim, professora e, Darci Nalim que casou-se com Maria Lucia Giroldo Nalim. Dona Ivanildes também teve três netos, Thyago, Rafael e Leonardo Nalim.

Através do deputado Sr. Francisco Scorssin, foi nomeada professora no Grupo Escolar Éramos Braga, onde hoje, encontra-se a atual sede da Igreja Assembléia de Deus. Lá lecionou por treze anos, até ter sido convidada pela diretora do colégio Olavo Bilac, professora Zoraide Dal Molin, para trabalhar na secretaria onde permaneceu até se aposentar, em 1981.

Vítima de um infarto fulminante, Dona Ivanildes faleceu em 20 de agosto de 1998.