Publicado em: 27/11/2013 19:31

Terceira turma de Ibiporã do Programa Bom Negócio Paraná recebe certificados

Terceira turma de Ibiporã do Programa Bom Negócio Paraná recebe certificados Terceira turma de Ibiporã do Programa Bom Negócio Paraná recebe certificados

Os formandos da terceira turma de Ibiporã, do curso “Bom Negócio Paraná”, receberam juntamente com aproximadamente 260 empreendedores de Londrina e Região o diploma do curso “Consultoria a Micro, Médio e Pequenos Empreendedores”, na última segunda-feira (25), no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) da UEL.

O curso tem o objetivo de preparar gestores e microempresários visando à competitividade de seus negócios e promover o desenvolvimento econômico dos municípios.  Este curso faz parte do Subprograma Apoio ao Empreendedorismo, do Programa Universidade Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UEL.

Iniciado em 2007 como projeto piloto, este programa transformou-se em Política Pública de Extensão no ano de 2010, e em 2012 foi instituído como Curso Bom Negocio Paraná, lançado oficialmente em Ibiporã em agosto do mesmo ano.

O curso deste ano teve a duração de dois meses e integrou cinco módulos abordando Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, Gestão de Pessoas e Estratégica, um total de 66 horas. As aulas foram ministradas por alunos recém-formados das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia, sob coordenação do professor Daniel Barros, do Departamento de Economia da UEL.

Dentre os presentes na cerimônia estavam o representante da Secretaria de Indústria e Comércio do Paraná, João Tigrinho, o coordenador do Programa Universidade Sem Fronteiras, José Guazelli, a professora e reitora em exercício da UEL Berenice Jordão, também esteve presente a professora e pró reitora da UEL Cristiane Cordeiro, o coordenador do Programa e professor Daniel da Silva Barros, a vice-prefeita de Ibiporã Sandra Moya, a Secretária Municipal do Trabalho de Lourdes Narcizo e os agentes de desenvolvimento, Adaueber de Paula e Lilian Mara.

O professor Daniel, fez um breve resumo do programa. “Ele só acontece por causa dos nossos parceiros as Prefeituras, agenciados trabalhadores e as equipes de consultoria que muito se empenham nesse trabalho. Silva prosseguiu elogiando os empreendedores afirmou que “uma das características do empreendedor é tomar iniciativa buscando orientação”. Ele finalizou dando parabéns aos alunos pela persistência por não aceitar um não como resposta. “Agora é só colocar em prática o que aprenderam ao longo do curso e das consultorias”.

O representante da Secretaria de Industria e Comercio do Paraná, João Tigrinho parabenizou a todos e aproveitou o momento para falar das ações da Fomento Paraná. “Cerca de 99% dos negócios do estado são realizados pelos micro e pequenos empreendimentos. O Paraná conta com 25 bilhões de investimentos dos quais, 65% estão nos pequenos municípios”, afirmou ele.

Tigrinho aproveitou para parabenizar os formandos e fazer um destaque especial ao município de Ibiporã.  Sandra Moya foi felicitada por ele, pelas três turmas do Bom negócio Paraná e pelo trabalho da Secretária do Trabalho a equipe da Agência do Trabalhador. O prefeito José Maria Ferreira também foi lembrado, na ocasião, por Tigrinho pelo título Prefeito Empreendedor concedido pelo Sebrae e agradeceu ao agente de crédito  de Ibiporã Adaueber pelo trabalho desenvolvido junto a Fomento.

Berenice Jordão, reitora em exercício da UEL, explicou que “é uma satisfação desenvolver um programa dessa envergadura, sendo um via de mão dupla que leva o conhecimento e traz o empreendedor para a UEL”. A reitora ainda complementou dizendo que o projeto “cumpre o papel de repassar o conhecimento através de novos profissionais promovendo a transformação por meio de uma reflexão maior do ambiente onde estão inseridos”.

Uma nova turma está sendo formada para segunda quinzena de fevereiro de 2014. Os interessados em participar podem procurar a Sala do Empreendedor junto a Agência do Trabalhador em Ibiporã, na Av. Dom Pedro II nº 294.