Publicado em: 29/11/2013 09:59

CMEI Profª Maria do Carmo Galvão Uille será entregue neste domingo (01)

CMEI Profª Maria do Carmo Galvão Uille será entregue neste domingo (01) CMEI Profª Maria do Carmo Galvão Uille será entregue neste domingo (01)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, entrega neste domingo (01), às 10 horas, à comunidade do Jardim Éden e bairros próximos o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Maria do Carmo Galvão Uille, localizado à Rua das Camélias, 120. A inauguração contará com a presença da filha da professora Maria do Carmo, a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

Com área de 1.236,23 metros quadrados, o CMEI recebeu investimentos municipais de R$1.529.966,59 e conta com oito salas de atividades, dois berçários com lactário, três banheiros coletivos (sendo um adaptado para portadores de necessidades especiais), e um para funcionários, refeitório, cozinha, área administrativa, lavanderia, depósito de material de limpeza, pátio coberto e solário.  A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, com acessibilidade para portadores de deficiência. A construtora responsável pela obra é a Icopan, de Londrina.

Segundo a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o CMEI ofertará inicialmente 110 vagas (1° ao 5° ano), podendo receber, futuramente, até 250 alunos. "Este CMEI atende a uma reivindicação antiga dos moradores dos Jardins Éden, Beltrão, Marajoara, Recanto do Engenho e Jardim do Lago que não contavam com atendimento na educação infantil, mas apenas no ensino fundamental. É uma unidade moderna, bem equipada, com capacidade para atender várias turmas, e que, certamente, trará segurança e tranqüilidade aos pais que deixarem seus filhos lá para irem trabalhar", afirma Margareth.

A obra faz parte do programa da administração que visa zerar a fila de espera por vagas em creches. Até o próximo ano 17 CMEIs estarão em funcionamento no município. Atualmente são 14 atendendo 2.112 crianças. Desde 2009, todos os CMEIs passaram por reformas. A maioria das obras foi executada exclusivamente (100%) com recursos próprios do Município. O investimento total nas obras dos CMEIs é de R$ 4,2 milhões. "A atenção e o carinho que a administração dispensa à educação podem ser comprovados com os investimentos vultosos que estão sendo realizados. Para nós, gestores públicos, é sempre uma satisfação entregar uma unidade educacional moderna e ampla para receber com conforto nossas crianças", acrescenta o prefeito José Maria Ferreira.

Maria do Carmo Galvão Uille

Maria do Carmo Galvão Uille, filha da autora do Hino de Ibiporã e Cidadã Honorária Maria Galvão, nasceu em 24 de maio de 1930 na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Mudou-se para a cidade de Ibiporã em 1959, onde se casou com Syrio Uille - agricultor e filho de pioneiros - e teve dois filhos, Syrio José e Maria Tereza Uille, e três netas.

Maria do Carmo exerceu o magistério nas cidades de Prudentópolis, Cambará, Apucarana, Londrina e Ibiporã, onde foi diretora do Grupo Escolar Dr. Francisco G. Beltrão e assistente técnica da Escola Normal Secundária Professora Almerinda de Almeida.

Foi ainda secretária do Grupo Escolar Hugo Simas, coordenadora geral do Complexo Instituto Estadual de Educação de Londrina (com 17 unidades escolares) e diretora geral do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL). Além de professora, foi pianista e artista plástica, tendo lecionado também desenho, música e educação artística, desde 1952.

Incansável, Maria do Carmo dedicou sua vida ao ensino à formação de diversas gerações de ibiporaenses, orientada pelo ideal de uma formação não apenas acadêmica, mas humana, fraterna e cidadã. Aposentou-se em 22 de julho de 1980, como administradora escolar, e faleceu em 26 de maio de 2010, aos 80 anos, deixando vivo aos alunos e cidadãos da cidade um grande exemplo de dedicação, integridade e valorização da educação.

Serviço

Entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Maria do Carmo Galvão Uille

Quando: 1 de dezembro (domingo)

Local: Rua das Camélias, 120 - Jardim Éden