Publicado em: 03/12/2013 12:12

Formatura do Proerd reúne 586 alunos

Formatura do Proerd reúne 586 alunos Formatura do Proerd reúne 586 alunos

"Luz, Câmera, Acão!" A segunda-feira (02) foi um dia especial para a 13ª turma dos formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd. Este ano, 586 alunos do 5° ano de 14 escolas, sendo 13 municipais e uma particular, trabalharam, de forma lúdica, durante 10 semanas, a conscientização e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas com tomada de decisões. Em algumas escolas o tema bullying (todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia) também foi trabalhado com alunos dentro das aulas do programa.

Estiveram presentes na solenidade, realizada pela manhã e a tarde no Cine Teatro Padre José Zanelli, o prefeito José Maria Ferreira, a presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, o vereador Roberval dos Santos, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, sargento Romildo Consulo Junior, representando o comandante da 4ª CIA do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, além servidores da Secretaria de Educação, alunos, professores e pais.

A cerimônia foi marcada pela execução do Hino Nacional, apresentação da "Canção Proerd", juramento "livre das drogas", entrega de certificados e premiação dos concursos de cartazes com o tema "advertência sobre o cigarro" e redações.

O prefeito José Maria Ferreira agradeceu o empenho da coordenadora do programa em Ibiporã, sargento Edimara Sacoman Coelho. "Desenvolvido há 13 anos na cidade, o Proerd já diplomou mais de 9.500 alunos. Hoje temos muitos adolescentes e jovens livres das drogas graças a esse programa, que ensina o respeito à família, à escola e inclusive ao patrimônio público. Estes futuros cidadãos e familiares lhe serão eternamente gratos", declarou.

A secretária de Educação reiterou os agradecimentos a sargento Edimara. "Coordenar este programa como uma atividade extracurricular não é fácil, mas os resultados obtidos, a resposta dos alunos e da sociedade é que fazem todo o esforço valer a pena", comentou. Dirigindo-se aos alunos, disse- "vocês estão terminando a primeira etapa da caminhada de vocês, que é aprender a defender-se daquilo que não é bom para sua formação, entre eles as drogas".

Sargento Romildo ressaltou que todos os formandos eram vencedores, por participarem de um programa que, comprovadamente, tem diminuído os problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas e seu entorno. "Todos são vencedores por participarem de um programa maravilhoso. Agradeço a acolhida que tive nesta cidade. Alunos, nunca trilhem  o caminho errado, pois vocês são o futuro deste município", alertou o representante da Patrulha Escolar. "Gostaria de parabenizá-los e dizer que não experimentem drogas, pois sabemos que é um caminho sem volta", orientou Mari de Sá.

A coordenadora do Proerd em Ibiporã ressaltou a grandiosidade do programa, que surgiu em Los Angeles (EUA), em 1982, chegou ao Brasil em 1992 e no Paraná começou no ano 2000, por iniciativa da Polícia Militar, estando hoje presente em 227 municípios e tendo alcançado cerca de 1 milhão de alunos. Trabalhamos com realidades muito difíceis, e o mais gratificante ao longo destes anos é constatar a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Os adolescentes tornam-se multiplicadores destes ensinamentos, levando o alerta para a família e comunidade", assegurou. Sargento Edimara também fez um alerta sobre as más companhias: as pessoas que querem o teu mal às vezes vêm com propostas que, inicialmente, parecem agradáveis, mas que prejudicarão diretamente a vocês e, indiretamente, a muitas outras pessoas. Pais, abracem e cuidem de seus filhos, porque o inimigo está ao nosso lado", finalizou.

Em Ibiporã, o Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar, por meio do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, e a Prefeitura de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Educação.