Publicado em: 06/03/2014 14:39

Secretaria de Educação comunica novo horário de funcionamento das escolas integrais da rede municipal

A convivência familiar é um direito constitucional da criança. A família desempenha o papel mais importante no desenvolvimento dos pequeninos, uma vez que, por meio desta, se constroem pessoas adultas com autoestima, prontas para enfrentar desafios e assumir suas responsabilidades.

As famílias de hoje carecem de tempo para conviver e melhorar a relação entre si, exercitando o ouvir e falar,  otencializando assim o diálogo e a convivência diária. Isso significa que todos devem fazer um esforço no sentido de fomentar os laços familiares, até porque, sempre existe algo para dizer: uma aventura no trabalho, tarefa doméstica, o dia na escola, um programa na rádio, o futebol, etc.

Dentro desta proposta humanista de ensino, a Secretaria de Educação comunica o novo horário de funcionamento das escolas integrais da rede municipal, que passarão a atender das 07:30 até as 16 horas, a partir de segunda-feira (10). O transporte escolar seguirá o mesmo horário de inicio e término das aulas.

O ensino integral é uma sugestão do Governo Federal aos municípios, e por determinação do prefeito José Maria, em Ibiporã, a proposta já foi implementada em seis colégios na cidade.

A Lei Federal respalda que o ensino integral deve ter ao menos 7 horas. Em Ibiporã a carga horária era de 9 horas. “Por meio de um estudo elaborado por nossa secretária, percebemos que as crianças ficavam cansadas em permanecer 9 horas, 9h30 horas, dentro escola” expõe, Margareth Coloniezi, secretária de Educação.

"Isso nos trouxe uma grande preocupação, então discutimos muito, conversamos com o sindicato da categoria, com os diretores, pesquisamos os resultados desse trabalho e concluímos que oito horas para a nossa proposta de ensino integral é suficiente para que a criança tenha toda carga horária das disciplinas necessárias para construir seu conhecimento e sua formação integral”, afirma a secretária.

Com a nova carga horária de 8 horas, as crianças terão oportunidade de conviver mais tempo com seus pais, irmãos, avós e outros familiares. “Esses alunos chegarão em casa mais cedo, e assim passarão importantes momentos com suas famílias, porque a criança tem falta do lar, é tão bom voltar para casa, a criança sente isso” pontua, Margareth Coloniezi.

Outra importante conquista para a comunidade, em especial aos professores das escolas de ensino integral de Ibiporã, é a implantação da hora -atividade. “O professor terá das 16 às 17 horas, todos os dias, dedicados exclusivamente para sua hora atividade. Um momento importante para elaborar, reelaborar suas práticas, estudos e materiais”, explica Margareth. “Um coordenador também estará disponível na escola para atendimento personalizado ao professor, então vamos otimizar e qualificar ainda mais nossos profissionais", acrescenta a secretária.