Trabalho

 

Publicado em: 26/02/2014 11:28

Secretaria Municipal do Trabalho faz balanço das ações em 2013


Whatsapp

 

Secretaria Municipal do Trabalho faz balanço das ações em 2013 Secretaria Municipal do Trabalho faz balanço das ações em 2013

 

A Administração Municipal de Ibiporã tem investido fortemente em favor da população trabalhadora, através de um amplo programa de qualificação e capacitação profissional, ações voltadas ao empreendedorismo e o financiamento do desenvolvimento local.

 

Prova disso é o balanço das ações promovidas em 2013 pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. Segundo relatório apresentado pela Divisão de Qualificação Profissional, 113 ações de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento, entre cursos, palestras e workshops foram realizadas ano passado, totalizando 2016 pessoas qualificadas. "Destaque para os 18 cursos em diversos arcos profissionais do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com o sistema "S" (Senai, Senac e Sest Senat), no qual se formaram 296 pessoas", ressalta a secretária Lourdes Narcizo.

 

Lourdes revela que de 2009 a 2013, foram qualificados 8.690 munícipes, em 349 ações de qualificação e requalificação profissional, através de recursos municipais, estaduais, federais e parcerias com o Sistema "S", secretarias. "A nossa administração prima por um trabalho sério e comprometido em prol da comunidade. Nosso objetivo é qualificar 15 mil pessoas até 2016, 65% da força de trabalho de Ibiporã, oportunizando melhoria na condição de renda e a realização de sonhos", informou o prefeito José Maria Ferreira.

 

Para quem deseja montar o próprio negócio a administração oferece a estrutura da Sala do Empreendedor, através do programa de microcrédito com recursos da "Fomento Paraná", Programa Microcrédito Crescer, da Caixa Econômica Federal, e vários cursos de capacitação aos empreendedores, como o "Bom Negócio Paraná". No ano passado foram realizados 1.398 atendimentos, entre programa de microcrédito, Sala do Empreendedor e Bom Negócio Paraná. O total de empréstimos chegou a R$186.569,48 em 2013, totalizando R$ 664.776,47 de 2010 a 2013.

José Maria ressalta a importância de o empreendedor se capacitar para melhor gerenciar o seu negócio. "Quando o empreendedor está dotado de alguns conhecimentos técnicos a respeito da sua atividade, ele passa a exercê-la com mais segurança e com a perspectiva de uma longevidade da empresa muito maior. Quando a empresa ganha estabilidade, ela passa a gerar e distribuir riqueza e permitir que a nossa economia possa ter estabilidade", lembrou o prefeito.

 

O Comitê Gestor Municipal da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, que desde 2010 atua em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de Ibiporã, relata como principais ações no ano passado o planejamento estratégico junto ao Sebrae para ações que levem ao desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa para 2014, 2015 e 2016; participação no Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae Curitiba; Participação no Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu, e realização de diversos cursos de capacitação aos empreendedores ibiporaenses.

 

A secretária enfatiza o reconhecimento das ações da administração na área pelo Sebrae com a classificação do município entre os finalistas do "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor". Estreando na premiação, Ibiporã ficou classificada entre os três melhores cases do Estado na categoria "Melhor Projeto" com o tema "Qualificação e Empreendedorismo".

 

Intermediação de Mão de Obra

 

Uma das metas alcançadas foi o aumento do número de empresas que utilizam os serviços ofertados pela Agência do Trabalhador. Para isso, foram realizadas 38 visitas técnicas. No ano passado foram cadastradas 177 empresas no sistema Mais Emprego. Segundo a Secretaria do Trabalho, o aumento expressivo do cadastro deve-se as visitas e ao telemarketing ativo realizado ao longo de 2013.

 

A Sala da Empregabilidade também foi muito utilizada pelo departamento de Recursos Humanos das empresas para realização de entrevistas, dinâmicas e integração. De acordo com a Secretaria do Trabalho, esta ação proporcionou maior proximidade com as empresas, além de facilitar o retorno das cartas de encaminhamento dos trabalhadores e reduzir o número de faltas dos candidatos nas entrevistas de emprego.

 

A fim de divulgar as ações da secretaria e estreitar o contato com a população, foi criado o perfil "Trabalho Ibiporã" na rede social Facebook. A rede contava até o final do ano com 1.402 amigos e tem sido um meio eficaz de comunicação com a comunidade.

 

Em relação aos dados da intermediação, 670 pessoas foram colocadas no mercado formal de trabalho, de janeiro a dezembro de 2013. Atingiu-se 81% da meta estabelecida pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, que é referente a 2% da População Economicamente Ativa (PEA). "Não obstante todos os esforços da administração em melhorar o perfil do trabalhador, por meio de estrutura e qualificação, o número de colocados via Agência do Trabalhador é considerado insatisfatório. "Percebemos esta queda desde que entrou em funcionamento o Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho. O sistema apresenta muitas falhas, é moroso e ineficiente. Por conta disso, perdemos ferramentas importantes de comunicação com o trabalhador, como contato via SMS e e-mail, que agilizavam o chamamento para as vagas cadastradas. Contudo, Ibiporã ainda é o município,da região, que nos últimos anos tem apresentado melhor desempenho em relação ao número de colocados pela Agência do Trabalhador e o número de admitidos segundo o Caged", aponta a secretária.

 

Metas para 2014

 

A conclusão de obras voltadas ao desenvolvimento industrial e capacitação dos trabalhadores, criação de novos postos de trabalho, consolidação da Economia Solidária e descentralização das ações da Secretaria são algumas das metas da pasta para este ano.

 

De acordo com Lourdes Narcizo, dentre as principais ações estão a inauguração do Barracão Industrial (localizado na saída do Jardim Casagrande), que servirá de suporte às micro e pequena empresas do município dos ramos de confecção e transformação artesanal e o Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã (CTTI), projeto com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferecerá estrutura moderna para qualificação profissional, social e cidadã a todos os ibiporaenses. Esse projeto, quando finalizado, proporcionará conforto e dignidade ao trabalhador.  Previstas para serem entregues no segundo semestre, estas, são obras importantes, que irão fomentar o espírito empreendedor, incentivar a competitividade entre as empresas e melhorar a qualificação de jovens e trabalhadores, garantindo mão de obra às indústrias e emprego aos cidadãos", pontua a secretária.

 

No planejamento da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária também constam a consolidação da Política Municipal de Economia Solidária como uma nova modalidade de geração de renda, através do apoio a cooperativa de costureiras por meio de parceria com a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Estadual de Londrina -  INTES/UEL e a busca de novas alternativas para ações de qualificação profissional por meio de  parcerias com empresas do Sistema S, e da iniciativa privada.