Publicado em: 13/03/2014 15:42

Secretaria de Educação divulga “Prêmio Estudante Seara Rede Massa” nas escolas

Secretaria de Educação divulga “Prêmio Estudante Seara Rede Massa” nas escolas Secretaria de Educação divulga “Prêmio Estudante Seara Rede Massa” nas escolas

"Copa da Reciclagem: a reutilização de resíduos como estímulo ao esporte", este é o tema da quinta edição do Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014, cujo objetivo é levar os alunos a entenderem melhor o meio em que vivem e desenvolverem formas efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento.

Como parte do trabalho de motivação dos alunos do quinto ano das 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, a administração municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Fundação Cultural de Ibiporã (FCI) e Samae, estão percorrendo as salas de aula esta semana. Além de um espetáculo sobre a importância da reciclagem, o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Gardini, e a assessora de arte da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Maia, ministram palestras sobre a importância da destinação correta do lixo e orientam sobre a confecção dos trabalhos. Os alunos recebem um Kit Ecológico, constituído de camiseta e jogo de memória, e um folder com o regulamento do Prêmio.

A temática será desenvolvida através da confecção de objetos, tendo como matéria-prima os resíduos recicláveis. O objeto precisará estar acompanhado de textos explicativos e ter, no máximo, 1 metro quadrado de área ou volume.

A ideia é promover a criatividade dos alunos associada à consciência de que a reciclagem abre caminhos para melhorar o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das comunidades, tendo como objetivo a aproximação dos trabalhos com o mundo do esporte, já que este será o ano da Copa do Mundo do Brasil. "A nossa expectativa para esta edição é novamente bater recorde no número de trabalhos inscritos, já que a maioria dos alunos gosta de esportes", afirma Isabel, ressaltando o caráter multidisciplinar do Prêmio, visto que os participantes trabalham com regras gramaticais, lógica, criatividade, artes, matemática, ética, espírito de equipe.

Em 2013, o Prêmio chegou a sua quarta edição, terceira como evento anual, e atingiu a marca de 10 mil alunos participantes de 13 cidades do norte do Paraná. Em 2014, chega ao noroeste do estado. No ano passado Ibiporã teve uma participação recorde no Prêmio Estudante Seara Rede Massa. Mais de 100 trabalhos foram confeccionados por 554 alunos do quinto ano das escolas da Rede Municipal de Ensino. O município participa desde a primeira edição do Prêmio, tendo, inclusive, vencido edições anteriores.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

As inscrições seguem até o dia 30 de março no site www.premioseara.com.br. As equipes premiadas na etapa municipal ganham medalhas de Honra ao Mérito e uma viagem de conhecimento ao Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil, em Tatuí (SP). Já as vencedoras a nível estadual ganham notebook e tablet. Já o professor e a escola recebem premiações em dinheiro. Os prêmios para as escolas terão que ser investidos na implantação de projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental, sendo que a liberação dos recursos está condicionada à apresentação de um plano de aplicação do recurso.