Publicado em: 13/03/2014 16:12

Ações para moradores de rua são discutidas entre Secretarias de Assistência Social Ações para moradores de rua são discutidas entre Secretarias de Assistência Social

A administração municipal, por meio da secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, e da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Carla Adriana Sabino Sanches, esteve presente, no dia 6 de março, em Londrina, à reunião dos municípios da região que tratou sobre o tema "População de Rua". Participaram representantes da cidade sede do evento e também de Maringá, Apucarana, Cambé, Rolândia, Arapongas, Assaí e Sertanópolis.

Para Ana Cláudia o assunto é de suma importância, pois trata-se de uma demanda social crescente. "Falar sobre essa questão envolve muitos fatores. É preciso propor ações que visem à reinserção desses moradores na sociedade, mas é preciso também compreender que se trata de um desafio que não compete apenas ao poder público, mas sim a todos", avalia ela.

Nesse primeiro encontro, cada município pontuou sobre sua atuação referente ao atendimento aos moradores de ruas, detalhando o trabalho desenvolvido, as principais dificuldades e desafios enfrentados. Uma nova reunião foi marcada para 16 de abril, na qual as cidades proporão uma linha de atendimento para toda a região.

Uma terceira reunião, das Secretarias de Assistência Social, contará com a presença do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e também da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), no dia 08 de maio deste ano.

A intenção é que os municípios dialoguem com a União e principalmente com o Estado, buscando ações efetivas no atendimento a esse segmento populacional, que muitas vezes circula por toda a região e em alguns casos chegam a migrar para outros estados.