Publicado em: 18/03/2014 14:28

Projeto “Biblioteca Ativa” promove leitura e educação

Projeto “Biblioteca Ativa” promove leitura e educação Projeto “Biblioteca Ativa” promove leitura e educação

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, oferecerá durante o ano letivo de 2014, para os alunos das escolas municipais, o projeto "Biblioteca Ativa", que tem como objetivo aproximar estudantes da leitura.

Professores da rede municipal de ensino que serão responsáveis pelas bibliotecas escolares, juntamente com professores auxiliares e coordenadores de escolas, que farão parte do projeto inicialmente, participarão nesta quarta-feira (19), às 13 horas, de uma formação, no auditório da Secretaria de Educação, ministrada pelas assessoras do Ensino Fundamental e idealizadoras do projeto, Marli Pascoal Vieira e Luciana Mara Favoretto Furlan.

Durante a formação teórica, os participantes vão receber material contendo apostila, cópia do projeto e caderno diário, para anotação das ações desenvolvidas com cada turma das escolas.

De acordo com a assessora do Ensino Fundamental, Marli Pascoal Vieira, a formação capacitará o professor responsável pela Biblioteca e também dará condições a ele para acompanhar o trabalho do professor de sala de aula a respeito da leitura. "O professor poderá trabalhar dentro da biblioteca, mas não precisa ficar restrito a ela, desde que trabalhe e incentive a leitura dos alunos. Seja por meio da poesia, jornal, contos, literatura", explica.

Ainda segundo Marli, o acervo de livros que a administração municipal oferece às bibliotecas é bem grande e disponibiliza diversos títulos aos estudantes. "Este ano as escolas receberam mais de 300 livros. Antes a biblioteca era mais utilizada pelos alunos para o empréstimo de livros. Com este projeto queremos não só incentivar a leitura, mas também o uso da biblioteca", esclarece.

As 13 escolas municipais de Ibiporã participarão do projeto. A princípio, cinco delas ainda não possuem o professor próprio para a biblioteca, entretanto, não deixarão de ser atendidas. "O professor auxiliar e os coordenadores farão este trabalho até os professores específicos assumirem seus postos nessas escolas. O mais rápido possível todas as instituições de ensino estarão regularizadas", finaliza Marli.

No dia 1º de Abril a fase prática da formação será ministrada pela coordenadora da Biblioteca Pública e Biblioteca Cidadã de Ibiporã, Selma Fabiana Bulitini, que apresentará diversos modelos e recursos de como contar histórias. Uma demonstração da oficina será exibida, na formação dos professores desta quarta-feira (19). "Vamos fazer uma releitura do livro Moça Tecelã, da escritora Marina Colasanti, através de uma representação 'teatral'. Essa é uma das possibilidades que os professores podem usar com os alunos no ambiente escolar", garante Selma.