Publicado em: 07/04/2014 16:04

Ibiporã recebe motoniveladora do governo federal

Ibiporã recebe motoniveladora do governo federal Ibiporã recebe motoniveladora do governo federal

O prefeito José Maria Ferreira e a vice, Sandra Moya, estiveram em Maringá na última sexta-feira (04) para receber uma motoniveladora da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do governo federal.  Ibiporã foi um dos 80 municípios paranaenses de até 50 mil habitantes de sete regiões do estado contemplados com 50 motoniveladoras e 30 caminhões caçamba.

A solenidade no Parque de Exposições contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto, da senadora Gleise Hoffmann, do prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin, além de deputados federais e estaduais, prefeitos, vices, vereadores e assessores de sete regiões do Estado. O secretário de Cultura e Turismo, Julio Dutra, e o coordenador de Transporte Escolar, Cláudio Luis Moreira, e o vereador Lafayette Forin também participaram da solenidade.

A aquisição dos equipamentos foi garantida pelo Ministério que investiu mais de R$ 28 milhões. Os equipamentos serão administrados pelas próprias prefeituras para conservar e abrir novas estradas rurais, garantindo o escoamento da safra. Segundo o MDA, a manutenção estrutural deve atender cerca de 145 mil moradores do campo, incluindo 37 mil famílias de agricultores.

Com os novos equipamentos, o Paraná contabiliza 367 retroescavadeiras, 285 motoniveladoras e 190 caminhões-caçamba, totalizando 842 máquinas. A distribuição completa de equipamentos do PAC 2 para os municípios paranaenses ocorrerá ainda neste semestre. Até lá, o Governo Federal entregará mais 82 motoniveladoras e outros 177 caminhões-caçamba no estado. A ação completa do PAC 2, no estado, favorecerá 267 mil famílias de agricultores e mais de 1,2 milhão de pessoas que vivem no campo.

Esta é a terceira máquina que Ibiporã recebe do PAC2, totalizando investimentos de R$804 mil. "Boa parte de nossa economia ainda é atrelada à agricultura, e estradas em boas condições de trafegabilidade facilitam o escoamento dos produtos e o caminho das crianças para as escolas. Os agricultores estão elogiando as obras feitas na zona rural, como a conservação das vias e alargamento e manutenção das pontes", comenta Sandra Moya. "A administração municipal reitera os agradecimentos ao governo federal pela sólida parceria, que tem auxiliado no desenvolvimento de ações voltadas à nossa população ibiporaense", finaliza a vice-prefeita.