Publicado em: 11/04/2014 11:44

Ibiporã participa do 2º Congresso dos Agentes de Crédito da Fomento Paraná

Ibiporã participa do 2º Congresso dos Agentes de Crédito da Fomento Paraná Ibiporã participa do 2º Congresso dos Agentes de Crédito da Fomento Paraná

O 2º Congresso dos Agentes de Crédito da Fomento Paraná aconteceu na última segunda-feira (07), em Curitiba. Ibiporã foi representada pelo agente de crédito da Secretaria do Trabalho, Adaueber de Paula Rodrigues. O evento teve como finalidade atualização dos programas de linha de crédito. Os agentes ainda participaram de oficinas temáticas oferecidas pela Fomento Paraná através do Banco do Empreendedor Paraná.

A Fomento Paraná é responsável pelo Banco do Empreendedor Paraná, que disponibiliza linhas de crédito juntamente com o apoio das prefeituras. Em Ibiporã, o programa foi retomado em 2010 para fortalecer o crescimento de pequenos negócios que movimentam a economia local, por meio da gestão do prefeito José Maria. "Até o momento conseguimos atender, pelo Programa de Microcrédito, mais de 135 empreendimentos na cidade, captando mais de R$ 780 mil", revela a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo.

Linhas de crédito específicas para taxistas, destinadas ao financiamento da aquisição ou adaptação dos veículos utilizados na prestação de serviços de táxi nos municípios paranaenses, estão disponíveis no Banco do Empreendedor Paraná, assim como a linha Juro Zero, que financia valores entre R$ 300 e R$ 4 mil para pessoas físicas e empreendedores envolvidos em iniciativas voltadas à Economia Solidária.

O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, lembrou a importância do agente de crédito. "Ele é fundamental, pois é o principal responsável por criar a ligação entre a instituição financeira e os empreendedores nos municípios, além do levantamento inicial de informações e da documentação necessária para o financiamento, ele ainda cadastra e faz o acompanhamento das operações no sistema da Fomento Paraná e também acompanha o desenvolvimento dos empreendimentos", afirma  Sobrinho.

Segundo o governador do estado, Beto Richa, o governo estadual tem trabalhado para apoiar e fortalecer os pequenos empreendedores de todas as regiões do Paraná. "Conseguimos distribuir melhor a industrialização no estado, que antes se concentrava na região da capital e agora 75% dos novos investimentos industriais ficam no interior", afirmou Richa. "Isso faz com que chamemos a atenção de investimentos nacionais e internacionais", acrescentou.

Barbosa ainda agradeceu a todos os municípios que apoiam o Programa Banco do Empreendedor, e de acordo com a secretária do trabalho, cogitou uma visita a Ibiporã para conhecer os casos de sucesso do realizados no município.

Para mais informações sobre as linhas de créditos entre em contato com a Secretaria do Trabalho pelo telefone: 3178-0224.