Publicado em: 24/04/2014 16:06

Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são empossados Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são empossados

Os membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reuniram-se com o prefeito José Maria, na manhã desta quinta-feira (24), para a posse dos novos conselheiros e escolha da mesa diretora da gestão 2014/2016.

O CMDCA é composto por 32 representantes governamentais e civis, divididos entre 16 titulares e 16 suplentes, e tem como um dos objetivos articular e desenvolver ações que garantam os direitos e deveres da criança e do adolescente.

Os conselheiros decidiram que o presidente, Paulo Silvério Pereira, deve continuar no cargo. Para vice-presidente foi escolhida a secretária de Assistência Social Ana Cláudia Vieira Martins. Olga Rocha Boltega foi  eleita primeira secretária e Jaqueline Machado U. Monteiro ficou como segunda secretária.

Segundo o presidente do CMDCA, Paulo Silvério Pereira, o papel do conselho é muito importante para a população. "A sociedade organizada consegue reivindicar seus direitos, e os reivindica, de quem, de fato deve ser cobrado. Nós procuramos fazer isso e atender as necessidades das nossas crianças e adolescentes", expõe ele.

Em acordo, os conselheiros definiram que as reuniões do CMDCA acontecerão toda segunda quinta-feira do mês, das 09 às 11h, na Secretaria de Assistência Social. No próximo dia 08 acontecerá a primeira reunião da nova gestão. "Reuniões extraordinárias também serão realizadas, de acordo com a necessidade", esclarece Pereira.

Durante a manhã, os membros da gestão passada que continuaram no conselho aproveitaram para falar sobre experiências passadas e expor pontos atuais do CMDCA ao prefeito. "É muito importante que o gestor saiba todos os acontecimentos para programar ações efetivas. Precisamos de reflexões e dados aprofundados, mas principalmente solução dos problemas", afirmou José Maria.

Para estreitar ainda mais o relacionamento da administração municipal com o CMDCA, o prefeito estabeleceu, durante a reunião, que uma vez por mês seja realizado um café da manhã, na sede do conselho, para que sejam tratadas as questões do CMDCA e sejam pensadas e planejadas as ações conjuntamente.