Publicado em: 25/04/2014 10:43

Prefeitura de Ibiporã renova convênio com a UEL

Prefeitura de Ibiporã renova convênio com a UEL Prefeitura de Ibiporã renova convênio com a UEL

Nesta quinta-feira (24), no gabinete da reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi renovado o convênio entre a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a UEL, específico para a disciplina de Educação Física.

O convênio visa a operacionalização do Projeto Integrado "Professores de Educação Física em capacitação e estudantes em formação: da ação a operação", e que desenvolverá, dentre as suas ações, um processo de formação profissional contínua para os professores da disciplina de Educação Física e será vigente de Maio/2014 a Abril/2017.

Segundo o Prof. Ms. Emerson José de Oliveira, Assessor à Educação Física junto a Secretaria Municipal de Educação, o mencionado projeto, além de oportunizar a continuidade das ações desenvolvidas no projeto anterior, que vigorou até 31/12/2012, torna-se imprescindível ao aproximar o conhecimento científico à realidade do cotidiano escolar, haja vista que, por meio das suas ações específicas, possibilita mudanças significativas no discurso e na prática dos professores da mencionada disciplina.

Pelos termos do convênio são desenvolvidas atividades de cooperação mútua e partilha de conhecimentos, que geram benefícios tanto para os professores da rede municipal de Ibiporã, quanto para os estudantes de Educação Física da UEL que atuam no projeto. "É um projeto de formação continuada através de uma série de ações entre a UEL e a Prefeitura", afirmou o coordenador do projeto, José Augusto Victoria Palma. O professor Palma explicou que, entre outras, estas ações incluem reuniões pedagógicas, nas quais são levantados problemas, realizados diagnósticos e propostas soluções, sempre a partir do cotidiano da sala de aula, numa parceria pela qual o conhecimento viaja em mão dupla. Ele destacou ainda que grande parte do êxito do projeto se deve à mobilização dos professores de Ibiporã.

Para o professor, este projeto avança em relação ao anterior, não apenas pela continuidade, mas também porque atua como projeto de extensão acrescido de componentes de ensino, pois os professores acompanham, avaliam e aprimoram o currículo constantemente. A secretária de Educação de Ibiporã, professora Margareth Coloniezi, também salientou o impacto positivo do projeto na atuação dos professores, lembrando que ele já está na terceira gestão do município de Ibiporã, ou seja, já se consolidou como parceria e como resultados. "O projeto muda os paradigmas da prática de ensino", sintetizou. Ela informou que o projeto envolverá, nesta fase, 2.900 alunos e 19 professores de Educação Física, que aderiram à iniciativa. Os estudantes da UEL que participarem receberão bolsas. No total, o convênio representa R$ 95 mil em investimentos na formação continuada dos professores.

Na ocasião da assinatura, tanto a reitora quanto o prefeito enfatizaram a parceria entre a Universidade e o município de Ibiporã, sendo lembrado o expressivo número de ações conjuntas. Dispostos a manter esta condição, outras ideias foram apresentadas informalmente, assim como a reitora e a pró-reitora convidaram a comunidade de Ibiporã a participar dos eventos da UEL, como a Feira das Profissões, em maio.

Estiveram presentes na assinatura do convênio, o Prefeito Municipal José Maria Ferreira, a Secretária Municipal de Educação, Maria Margareth Rodrigues Coloniezi e o Assessor à Educação Física Prof. Ms. Emerson José de Oliveira. Representando a UEL, a reitora Prof. Drª. Nádina Aparecida Moreno, a Pró-Reitora de Extensão Prof.ª Dr.ª Cristianne Cordeiro Nascimento, e o coordenador do Projeto Integrado, Prof. Dr. José Augusto Victoria Palma, sendo o evento prestigiado por demais assessores e pró-reitores da instituição de ensino.