Publicado em: 28/04/2014 15:25

Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense

Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense Banco do Empreendedor beneficia mais um microempresário ibiporaense

O programa estadual Banco do Empreendedor Paraná está beneficiando mais um microempresário ibiporaense. Camila Jéssica Zapelini, proprietária da Brilhante Rosa Esmalteria, pretende comercializar em seu empreendimento, além dos já disponíveis produtos de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, também roupas e acessórios à suas clientes. Para isso irá adquirir novos móveis, financiados com auxílio do Programa Banco do Empreendedor Paraná.

Reimplantado em 2010 em Ibiporã pelo Poder Executivo Municipal, em parceria com o governo do Paraná e Agência de Fomentos do Paraná, o programa de microcrédito Banco Social e na sequencia Banco do Empreendedor desenvolve ações para alavancar o desenvolvimento econômico local, regional e no estado do Paraná.

"A nossa administração faz opção pelo fortalecimento da economia do município, buscando novos empreendimentos, porém, sem deixar de apoiar as pequenas iniciativas, que são os empreendedores individuais e os pequenos empresários, pois estes são de suma importância para a estabilidade social, e, em geral, empregadores de mão de obra, contribuindo assim para a elevação da renda na comunidade", afirmou o prefeito José Maria.

"Através do apoio às micro e pequenas empresas, o programa não só realiza financiamentos, mas também orienta com o Bom Negócio Paraná, programa vinculado ao Banco do Empreendedor onde é ministrado curso voltado a gestão de negócios. Visa à capacitação técnica de empreendedores, instruindo para recursos que nem sempre será a tomada de empréstimo para solução ou melhoria no desempenho do empreendimento", afirma o coordenador administrativo e agente de crédito, Adaueber de Paula Rodrigues. Até de 135 empreendimentos foram atendidos pelo programa de microcrédito, captando mais de R$ 780 mil"

"O empreendedor, após a capacitação, diminui o risco de aplicar o financiamento de maneira inadequada, ele melhora o investimento que faz na empresa. Desta forma, se o empreendimento dele vai bem, o banco que o ajudou também", diz a Secretária Municipal do Trabalho, Lourdes Aparecida da Silva Narcizo.

De acordo com o site da Fomento Paraná, "diferentemente de instituições financeiras tradicionais, o Banco do Empreendedor não cobra taxas adicionais e não visa lucro, apenas o desenvolvimento de novos negócios na região - os juros da operação são usados apenas para cobrir os custos da operação. As taxas de juros mensais variam de 0,55% a 1,07%. Além da classificação de risco de cada empresa, outro motivo que justifica a amplitude da taxa de juros é a possível subvenção de 5% ao ano paga pelo Governo do Estado do Paraná. Para obter o desconto, a empresa deve atestar que é uma boa credora, com pagamentos em dia, e participar de cursos de capacitação promovidos por parceiros da Fomento Paraná, além de manter ou aumentar a quantidade de empregados no decorrer do prazo do financiamento, o que demonstra a intenção do programa em incentivar o crescimento dos empreendedores beneficiados".

Entre os parceiros que promovem a capacitação técnica dos empreendedores estão associações comerciais, o SEBRAE, entre outros. O próprio Programa Bom Negócio, com cursos e consultorias gratuitos, também é um parceiro na capacitação. Com a diversidade de seus parceiros e o estímulo financeiro à capacitação técnica, o Banco do Empreendedor garante um apoio praticamente completo aos empreendimentos que aderem.

"A cada real investido pelo Banco do Empreendedor, outros 10 reais giram indiretamente na economia dos municípios. É dinheiro novo, que o empreendedor não tinha acesso, transformando os menores municípios do Paraná", informa Alexandre Teixeira, diretor de Mercado e Relações Institucionais do Banco do Empreendedor.

O Banco do Empreendedor trabalha com linhas de financiamento, para capital de giro (mercadorias e matérias-primas) e/ou investimento fixo (obras, reformas, etc.).

Para mais informações sobre as linhas de crédito, na Agência do Trabalhador: Av. Dom Pedro II, 294 - 3178 0223 ou 3258 9355.

Visite o site Fomento Paraná. (www.fomento.pr.gov.br)