Publicado em: 05/05/2014 09:20

Exposição de trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa” é nesta terça-feira (06) Exposição de trabalhos do “Prêmio Estudante Seara Rede Massa” é nesta terça-feira (06)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta terça-feira (06), às 9h30, no Auditório dos Pioneiros, a abertura da Exposição do "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014". O tema desta quinta edição do prêmio é "Copa da Reciclagem: a reutilização de resíduos como estímulo ao esporte", cujo objetivo é levar os alunos a entenderem melhor o meio em que vivem e desenvolverem formas efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento.

Estarão expostos alguns dos trabalhos realizados pelos 373 alunos dos quintos anos das 13 escolas da Rede Municipal de Ensino, sob a coordenação de 30 professores pedagogos e de Artes. A temática foi desenvolvida através da confecção de objetos, tendo como matéria-prima os resíduos recicláveis.  As equipes também prepararam textos explicativos sobre a origem do material utilizado na construção do objeto, interferência no meio ambiente, caso não fosse reciclado e a utilização do objeto no mundo dos esportes. Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por profissionais ligados às áreas de Esporte, Meio Ambiente, Artes e Língua Portuguesa.

Como parte do trabalho de motivação, no mês de março, os alunos assistiram ao espetáculo "As Baratas quase ecológicas", sobre reciclagem, e palestras sobre a importância da destinação correta do lixo e a confecção dos trabalhos com o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Gardini, e a assessora de arte da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Maia. Os alunos receberam um Kit Ecológico, constituído de camiseta e jogo de memória, e um folder com o regulamento do Prêmio.

As equipes premiadas na etapa municipal ganham medalhas de Honra ao Mérito e uma viagem de conhecimento ao Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil, em Tatuí (SP). Já as vencedoras a nível estadual ganham notebook e tablet. O professor e a escola recebem premiações em dinheiro. Os prêmios para as escolas terão que ser investidos na implantação de projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental, sendo que a liberação dos recursos está condicionada à apresentação de um plano de aplicação do recurso.

Em 2013, o Prêmio chegou a sua quarta edição, terceira como evento anual, e atingiu a marca de 10 mil alunos participantes de 13 cidades do norte do Paraná. Ibiporã participa desde a primeira edição do Prêmio, tendo, inclusive, vencido edições anteriores.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

Exposição de trabalhos do "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014"

Quando: terça-feira (06/05)

Horário: 9h30 às 16 horas

Local: Auditório dos Pioneiros (Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Estação Ferroviária)