Publicado em: 07/05/2014 15:12

Dia das mães é comemorado por frequentadoras do CCI

Dia das mães é comemorado por frequentadoras do CCI Dia das mães é comemorado por frequentadoras do CCI

"As mulheres nos tempos antigos eram como árvores que crescem onde plantamos. Indefesas, não reagem, não fogem, não gemem". Foram com estas palavras que a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, iniciou a comemoração de muitas mães, avós e bisas, que se reuniram nesta terça-feira (06), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), para celebrar essa data tão especial, o Dia das Mães.

O almoço foi oferecido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, e trouxe no cardápio arroz branco, estrogonofe de carne, batata palha, frango assado, salada de almeirão e repolho. E de sobremesa sorvete. Muita animação e alegria marcaram a confraternização das mães.

O prefeito José Maria esteve presente e parabenizou a todas as mães. "Celebrar o dia das mães é comemorar a vida. Vocês, mães, possuem o dom de gerar a vida, de cuidar, escutar e entender não só os filhos, mas também o companheiro com quem dividem tantos momentos. A mãe é o esteio da família, e fazem a diferença na sociedade", ressaltou o prefeito.

Ao longo do tempo a rotina, por causa da modernidade, provocou mudanças na civilização e a mãe passou a exercer diversas funções. Diferente de tempos antigos, a vida moderna permite, atualmente, que as mães sejam mais que árvores e alcance distintos vôos assim como os pássaros.

Para a Secretária de Assistência Social, comemorar o dia das mães também é celebrar a força feminina."Ser mãe e mulher não é fácil, queremos cada vez mais voar, mas nunca podemos deixar a essência de oferecer ninho, onde aconchegamos os nossos filhos, a nossa família", analisa a secretária. "Mãe é sinal de acalento e as nossas mãezinhas aqui já criaram os filhos agora ajudam com os netos e até bisnetos", complementa.

Para finalizar a comemoração, a equipe de profissionais do CCI  entregou  às mães  um pote  decorado, recheado de biscoitos.

Conversa entre amigas

Em uma mesa, enquanto aguardavam o almoço ser servido, seis senhoras, Edina Angelina Balan Bressan (70), Alice Rossato Balan (77), Itália Calzavara Corsini (82), Maria Aparecida Paganeli Bocato (69), Cesira Inesso Fernandesh (89) e Elza Ortência Ravanhani (80), conversavam sobre a data.

"A melhor coisa da vida é comemorar", afirmou Itália. "Verdade, não pode faltar essa comemoração do nosso dia", concorda Maria.  "O dia das Mães é muito especial e sempre me faz recordar da minha mãe, mesmo falecida", expõe Edina.

Voltando ao passado, Dona Edina complementa. "Não faz tanto tempo que se comemora com tanta festividade o dia das mães. Quando eu era mais moça, não me recordo da comemoração como é feita hoje em dia", revela ela. "Eu acho que todas as datas importantes devem ser comemoradas, mas o Dia das Mães é o mais especial e eu não abro mão", acrescenta Maria.