Publicado em: 07/05/2014 15:25

Alunos expõem trabalhos do Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014

Alunos expõem trabalhos do Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014 Alunos expõem trabalhos do Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014

Você já imaginou um caiaque feito de garrafas pet? Ou um mini tatame confeccionado com raspas de pneu? Um jogo de sinuca cujas bolas são os Roll-On de desodorantes? E até mesmo um abajur no formato da taça da Copa do Mundo feito a partir de uma embalagem de shampoo?  Pois estes foram alguns dos trabalhos realizados por 373 alunos dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino para o "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2014", os quais puderam ser conferidos nesta terça-feira (06) no saguão da Secretaria Municipal de Educação.

O prefeito José Maria Ferreira, secretários municipais, representantes do Samae, da Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, assessores da Secretaria Municipal de Educação, diretores, professores e alunos das escolas municipais participaram da cerimônia de abertura, que contou com demonstrações de judô, realizada por alunos da Academia Augusto Semprebom, e capoeira, da Associação de Capoeira da Região de Ibiporã (Acarei) e alunos da Escola Municipal Ivanildes Gonçalves Nalin.

O tema desta quinta edição do prêmio foi "Copa da Reciclagem: a reutilização de resíduos como estímulo ao esporte", cujo objetivo é levar os alunos a entenderem melhor o meio em que vivem e desenvolverem formas efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento. Com muita criatividade, os estudantes capricharam na confecção de objetos feitos de material reaproveitável que estimulam os exercícios físicos e o esporte. Tampas de garrafa, copos plásticos de iogurte, prego, papelão, garrafas pet e pneus foram utilizados na confecção do jogo de dama, boliche, pimball, ping pong. Até Fuleco, o mascote da Copa, ganhou a sua versão ecologicamente correta. As equipes também prepararam textos explicativos sobre a origem do material utilizado na construção do objeto, interferência no meio ambiente, caso não fosse reciclado e a utilização do objeto no mundo dos esportes.

A assessora à Arte e EJA da Secretaria de Educação, Isabel Maia, enfatizou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos este ano.  "Novamente tivemos uma participação maciça dos alunos que, orientados pelos professores pedagogos, realizaram uma pesquisa mais aprofundada sobre a reutilização de resíduos. O resultado são trabalhos criativos, bonitos e duráveis, que não se transformarão em novo lixo", afirma Isabel. A assessora também atribuiu o excelente envolvimento dos participantes ao trabalho de motivação realizado no mês de março em todas as escolas municipais, no qual os estudantes assistiram ao espetáculo "As Baratas quase Ecológicas", sobre reciclagem, e palestras sobre a importância da destinação correta do lixo e a confecção dos trabalhos com o diretor de Limpeza Pública do Samae, Miguel Gardini.

O prefeito José Maria parabenizou a todos pelo envolvimento e qualidade dos trabalhos realizados. "A participação de Ibiporã neste importante projeto pedagógico e ambiental demonstra o nosso compromisso com a sociedade. É de suma importância que vocês cuidem da sua cidade porque as conseqüências do descuido com a natureza nos atinge diretamente", ressaltou.  "Todos já são vencedores. Pela coragem de superar a ignorância, o marasmo, e se propor a conhecer, fazer algo novo. Espero que com o conhecimento adquirido neste projeto vocês façam a separação do lixo onde estiverem. Dá um pouco mais de trabalho, mas a natureza agradece com saúde e qualidade de vida", orientou a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

A coordenadora do prêmio, Mariluz Barbosa Zanin, agradeceu a parceria com o município para a consolidação do prêmio. "Esta já é a quarta edição que Ibiporã participa, sempre com grande envolvimento da Administração e comunidade escolar para, de fato, praticarmos a consciência de rede. Ibiporã é mais do que uma cidade participante, mas uma grande parceira. "Este ano contamos com o apoio do Samae e das Secretarias de Educação e Cultura e Turismo na divulgação do prêmio com a apresentação do espetáculo em 60 escolas da região", comentou.

Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por profissionais ligados às áreas de Esporte, Meio Ambiente, Artes e Língua Portuguesa. As equipes premiadas na etapa municipal foram: "Striker", da Escola Municipal Prof. Carlos Augusto Guimarães, que desenvolveu um jogo de argolas de matemática, "Meninas Nota 10", da Escola Municipal Rotary Club, que construiu um caiaque, e "Brasil Hexacampeão", da Escola Mun. Pref. Alberto Spiaci (Caic), que desenvolveu o tatame com raspas de pneu.

As equipes premiadas na etapa municipal ganharão medalhas de Honra ao Mérito e uma viagem de conhecimento ao Sítio do Carroção, único resort pedagógico do Brasil, em Tatuí (SP). Já as vencedoras a nível estadual ganham notebook e tablet. O professor e a escola recebem premiações em dinheiro. Os prêmios para as escolas terão que ser investidos na implantação de projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental, sendo que a liberação dos recursos está condicionada à apresentação de um plano de aplicação do recurso.

Em 2014 o Prêmio Estudante Seara Rede Massa chega a sua quarta edição atingindo a marca de seis mil alunos participantes de 13 cidades do Norte e Noroeste do Estado.

O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

Classificados da Etapa Municipal

Equipe / Trabalho

Professora

Diretora / Coordenadora

NOTA TOTAL

Escola Municipal Professor Carlos Augusto  Guimaraes

Striker

Jogo de argolas  de matemática

Adrian Mandu da Silva

João Vitor Antonio

Camila dos Santos

Marley Pelizer Machado  Daniela Buzeti B. Ernesto.

Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci

Brasil hexacampeão