Publicado em: 19/05/2014 15:41

Passeata lembra dia contra violência sexual de crianças e adolescentes

Passeata lembra dia contra violência sexual de crianças e adolescentes Passeata lembra dia contra violência sexual de crianças e adolescentes

Ibiporã mais uma vez fez bonito e organizou um ato público em defesa das crianças e adolescentes. Cerca de 300 pessoas, entre autoridades municipais, representantes de conselhos municipais, secretários, vereadores, servidores, alunos, professores e diretores de escolas municipais e estaduais participaram na manhã desta segunda-feira (19) de uma passeata para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio. A iniciativa foi do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Administração Municipal de Ibiporã, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal 9.970/00, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes. Vinte e sete anos depois, a data de sua morte foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Munidos de faixas, cartazes, balões e flores amarelas, símbolo da campanha "Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes", os participantes saíram da Praça Eugênio Sperandio, em frente ao Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã (antiga Ferroviária), e percorreram as principais ruas da cidade. Os alunos entregaram panfletos com dicas para proteger crianças e adolescentes e, em alto e bom som, pediram respeito e a atenção de todos para a importância de assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.

Entregando a flor símbolo da campanha aos transeuntes, a aluna do Colégio Estadual Unidade Polo, Amanda Moya, elogiou a iniciativa. "Por medo, ignorância ou vergonha muitos não comentam que estão sendo abusadas. Vendo a passeata, talvez a vítima sinta-se encorajada a denunciar", reflete.  "Tenho uma filha de quatro anos e sempre estou atenta ao que fala e sinais que emite. Quando estou com os alunos, procuro falar de livros que abordam esta temática para que se conscientizem e estejam alertas à situação. Como diz o slogan da campanha: "esquecer é permitir, lembrar é combater", ressalta a coordenadora da biblioteca da Escola Municipal Prof. Carlos Augusto Guimarães, Aléia D. Pedro Buki.

No ano de 2013, em Ibiporã, foram identificados 46 casos de violência sexual acompanhados pelo Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar. "Mesmo que fosse apenas um caso teríamos o que lamentar porque a violência sexual deixa sequelas por toda a vida. A situação é complexa, porque, na maioria das vezes, o agressor é uma pessoa do convívio da vítima, como pais ou parentes. A maior dificuldade ainda é quebrar com o pacto de silêncio que existe dentro das famílias. Abuso é crime e deve ser denunciado", enfatiza a secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Viera Martins. "Sabemos que o princípio da atenção é a prevenção por meio do conhecimento. Por geralmente acontecer dentro de casa a criança sinaliza sutilmente que está sendo vítima de abuso. Cabe ao adulto captar estas mudanças e utilizar os meios legais para denunciar", reforçou o presidente do CMDCA, Paulo Silvério.

Uma vitória recente na luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes foi a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei (PL 7220/14), que considera a exploração sexual de crianças e adolescentes crime hediondo. De acordo com a nova legislação, os condenados por este tipo de crime não terão direito à anistia ou qualquer tipo de indulto e não poderão pagar fiança.  O projeto segue para sanção da presidenta Dilma Rousseff.

A mobilização terminou com uma grande roda na Praça Pio XII, simbolizando o abraço que todas as crianças e adolescentes merecem, e uma salva de palmas a todos que apoiaram a iniciativa.

Como Denunciar:

- Conselho Tutelar: 3178-0212/8421-7200 (plantão 24 horas)

- Polícia Militar: 190

- Disque Denúncia Nacional - 100 (a ligação é gratuita e anônima)