Publicado em: 20/05/2014 15:22

Prefeito José Maria realiza abertura oficial dos Jogos Escolares do Paraná

Prefeito José Maria realiza abertura oficial dos Jogos Escolares do Paraná Prefeito José Maria realiza abertura oficial dos Jogos Escolares do Paraná

O Prefeito José Maria realizou, na última sexta-feira (16), no Ginásio de Esportes Pedro Dias (Munhecão), a abertura oficial da 61ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), fase regional, diante das 17 delegações representando mais de 1600 alunos e treinadores dos 58 estabelecimentos de ensino jurisdicionados ao Núcleo Regional de Educação de Londrina.

O acendimento da pira olímpica foi realizado pela ibiporaense Gabriela Maturano Totti, atleta da modalidade de basquetebol, campeã da Liga Metropolitana de Basquete de Londrina, nos anos de 2011, 2012 e 2013, cestinha do Campeonato Estadual (2012), alem de vice-campeã do Campeonato Brasileiro pela Seleção Paranaense, entre outras conquistas. Grabriela Totti também foi indicada ao prêmio Orgulho Paranaense RPC TV e em 2014 foi contemplada como atleta bolsista do projeto Top 2016 do Governo do Estado.

O Juramento do Atleta foi proferido pela aluna Roseani Carreira Capacci, da equipe de futsal do Colégio Olavo Bilac. O evento também contou com a apresentação da banda marcial da APAE de Ibiporã e apresentação artística de Dança Flamenca da Fundação Cultural.

Os jogos serão disputados até quinta-feira (22). Os competidores disputam nas seguintes modalidades coletivas: Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol e nas individuais: xadrez e tênis de mesa. As partidas são disputadas nos ginásios de esportes Pedro Dias (Munhecão), José Carlos Gnann, Cleber Zanni Lopes (Munhequinha) e Centro Esportivo 3º Milênio.

O objetivo dos Jogos Escolares é promover o desporto educacional, congregar os alunos das várias regiões do estado, propiciar a oportunidade para o surgimento de novos talentos esportivos, estimular a participação dos alunos com deficiência e principalmente favorecer aos participantes a aquisição de experiências que venham enriquecer seus conhecimentos e facilitar sua relação com o meio, contribuindo desta forma para o exercício da cidadania.

Estiveram presente no cerimonial de abertura o Secretário Municipal de Esporte, Recreação e Turismo, Jayme Luiz Lino, a Chefe do Núcleo Regional de Educação de Londrina, Lucia Aparecida Cortez Martins, representando os vereadores, a Presidente da Câmara Municipal de Ibiporã, Mari de Sá, além de secretários, diretores, técnicos das secretarias de Esporte e Educação, desportistas, autoridades civis e militares, pais, professores e a comunidade.

O 61º Jogos Escolares do Paraná – Fase Regional Ibiporã - é uma promoção do Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, realização do Núcleo Regional de Educação de Londrina e Prefeitura do Município de Ibiporã.