Publicado em: 27/05/2014 13:30

Ibiporã realiza dia de inclusão social e profissional para pessoa com deficiência Ibiporã realiza dia de inclusão social e profissional para pessoa com deficiência

A Administração Municipal, por meio Secretaria Municipal do Trabalho e Agência do Trabalhador, realizará no próximo dia 29, quinta-feira, o "Dia D", dedicado ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), visando à sua inclusão no mercado de trabalho.

O "Dia D" reunirá representantes de Recursos Humanos de empresas que necessitam cumprir cotas e que ofertarão vagas  de emprego fomentando ainda mais a Lei Federal nº 8.213/91, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados no quadro efetivo de funcionários.

A ideia original do "Dia D" surgiu em 2012 no estado de Mato Grosso e em 2013 na Bahia. Com o sucesso alcançado nessa ação, o Ministério do Trabalho desafiou parceiros a promover o evento do "Dia D", Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência.

Haverá também, no evento, um técnico do INSS para esclarecer dúvidas quanto ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria e outras informações.

A Agência do Trabalhador está ainda fazendo visita as residências dos munícipes cadastrados e os convidando para participarem do "Dia D"  enquanto orienta a família sobre a importância da Inclusão social e produtiva.  A Secretaria fará sensibilização  junto às empresas para adequar os postos de trabalho a fim de aproveitar melhor as vagas de emprego disponíveis visando o sucesso desta grande ação.

Esta é uma realização da Administração Municipal juntamente com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Ministério do Trabalho, Departamento Regional do Trabalho e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e tem como objetivo conscientizar os, empregadores,  instituições que trabalham com a pessoa com deficiência e facilitar a aproximação dessas pessoas com o mercado de trabalho.

Para fazer o cadastro e participar do "Dia D" é fundamental levar a Carteira de Trabalho e documentos pessoais, RG e CPF.

Serviço:

Data: 29/05/2014

Horário: das 08 às 17h

Local: Agência do Trabalhador - Av. Dom Pedro II, 294 - Centro (próximo a igreja matriz)