APMIF

Publicado em: 20/06/2014 11:26

Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto “Copa Brasil 2014”

Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto “Copa Brasil 2014” Escola de Formação e Cidadania apresenta projeto “Copa Brasil 2014”

Exposição de cartazes sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo, apresentações de canto e dança e demonstrações de patriotismo marcaram o encerramento do projeto "Copa Brasil 2014", da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), da  Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), nesta quarta-feira (18), no Cine Teatro Padre José Zanelli. Os trabalhos foram realizados por educadores e mais de 200 alunos, de seis a 14 anos, dos módulos I, II e III e profissionalizante das quatro escolas de formação (Centro, Taquara do Reino, Vila Esperança e Jardim San Rafael).

A realização de eventos que pontuem as principais datas comemorativas do ano foi um dos pedidos feitos pela presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, e em razão disso a Esforci decidiu promover a mostra. Em 2010, quando a África do Sul sediou o Mundial, os alunos participaram do "Projeto África", estudando os vários traços das culturas africanas por meio de manifestações, como a música, a capoeira, a dança, o artesanato, a culinária e desfiles de roupas próprias de cada nação.

A abertura do evento contou com benção e reflexão do padre André Luiz sobre a importância da união para se concretizar um trabalho. As educadoras sociais Cacilda Tejo da Silva e Karina Eraly Ivancheczen, idealizadoras do projeto, ressaltaram a importância da atividade no resgate de valores, tais como patriotismo, espírito esportivo, respeito ao próximo, cidadania e reforço da autoestima. "Foi gratificante perceber o entusiasmo dos alunos quando distribuímos o material de pesquisa e houve uma intensa troca de informações entre todos. Eles ficaram ainda mais motivados quando souberam que os trabalhos seriam exibidos em um espaço público", comentaram.

O prefeito José Maria Ferreira parabenizou todos os envolvidos no projeto e enfatizou a importância do esforço pessoal em todos os aspectos da vida. "Vocês possuem um grande ídolo no futebol, o jogador Neymar, que já foi criança também. Os alunos da Esforci estão se preparando para ser grandes, não só fisicamente, mas também como seres humanos, sendo estudiosos, disciplinados, corretos, bons filhos", expôs.

A presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, destacou a qualidade dos trabalhos e felicitou todos os envolvidos. Eliana Eik agradeceu o empenho dos educadores em preparar o projeto em tempo recorde. "Agradeço primeiramente a Deus pela possibilidade que nos dá de desenvolvermos este belo trabalho juntos e a Administração Municipal, através do prefeito José Maria e secretários, que autorizam o repasse de recursos à APMIF para o desenvolvimento das atividades. O papel da educação social não é de apenas acolher as crianças, mas prepará-las para serem cidadãos, capazes de respeitar o que é seu e o que é dos outros", argumentou.

O evento teve apresentações de capoeira, canto e dança com as músicas oficiais do Mundial, exibição de vídeo sobre os símbolos da competição e mostra de cartazes e banners com informações históricas, geográficas, esportivas, turísticas e culturais sobre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Ainda foi servido um café da manhã com comidas típicas das capitais que sediam o Mundial, tais como tapioca, pão de queijo e bolo de pinhão. Aluno do módulo III, João Gabriel Fernandes, 14 anos, gostou muito de aprender sobre a fundação de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Já Natália Queiroz estudou sobre a história e o significado das cores da bandeira de São Paulo. "A bandeira possui treze listras variando entre branco e preto, começando e terminando na faixa preta, para que fique delimitado o começo e o final da bandeira, sem que haja nenhuma dúvida. As faixas pretas e brancas representam os dias e as noites que os bandeirantes lutaram pelo bem do estado", explicou.

O projeto também envolveu a confecção da bandeira nacional e réplicas da "Brazuca", a bola oficial da Copa, em garrafas pet. A decoração enfeita a rotatória da Avenida Paraná, a principal de Ibiporã, até o fim do Mundial. Desde 2009 alunos e professores da Esforci participam da confecção de enfeites com material reciclável para embelezar a cidade em datas comemorativas, tais como Páscoa, Natal e Primavera. Segundo Eliana, além da preocupação em embelezar a cidade, o projeto desenvolve o senso de responsabilidade dos alunos envolvidos na confecção dos enfeites e a conscientização ecológica. "É um esforço de boa parte da população para recolher as garrafas pet das ruas e reaproveitá-las para a montagem da decoração. Além de deixar a cidade mais bonita o meio ambiente agradece", ressalta a presidente de honra da APMIF.