Publicado em: 23/06/2014 13:02

Administração Municipal constrói Barracão Industrial para empresas de Ibiporã

Administração Municipal constrói Barracão Industrial para empresas de Ibiporã Administração Municipal constrói Barracão Industrial para empresas de Ibiporã

Finalizada a construção do Barracão Industrial, projeto idealizado pelo prefeito José Maria Ferreira, e  executado pela administração municipal, por meio  das Secretarias de Obra e Viação e do Trabalho, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) através de um convênio de R$ 515 mil.

O Barracão Industrial conta com 600 m² construídos em uma área de 1597 m², no Jardim Casagrande. O objetivo da Administração Municipal com essa construção é incentivar o desenvolvimento de empresas de pequeno porte e microempresas do setor têxtil, de confecção e transformação artesanal da cidade.

Conforme o prefeito José Maria, com o Barracão Industrial, Ibiporã ganha um espaço para a promoção das atividades industriais. "As empresas de pequeno porte e também as microempresas têm agora mais um incentivo da administração municipal para se desenvolver e conquistar a independência", pontua o prefeito.

De acordo com a Secretária do Trabalho, Lourdes Narcizo, o projeto do Barracão Industrial envolve algumas fases. "Dentre elas a Chamada Pública, que foi finalizada no início de junho e teve como objetivo diagnosticar o mercado composto por empresas que poderiam usar o espaço. Levamos em consideração o perfil dos empreendimentos, as necessidades de estrutura para o crescimento e consequentemente o aumento do número de empregos formais no município", explica.

Para a efetivação da Chamada Pública, a Secretaria do Trabalho fez publicações oficiais e também convidou empresas cadastradas na Agência do Trabalhador e no Departamento de Licitação da Prefeitura, através de e-mail e telefone. "Ao todo contatamos 28 empresas, dessas três se interessaram em ocupar o Barracão Industrial já apresentaram os documentos e formalizaram o interesse. Algumas empresas por já possuírem sede própria ou por não apresentar atividade compatível com o projeto do Barracão não apresentaram propostas", esclarece a secretária.

Com a conclusão da obra do Barracão Industrial e da Chamada Pública, será iniciada a fase licitatória baseada na Lei 8.666. "Com a licitação, a Administração Municipal pode fazer a transferência formal do imóvel às vencedoras do certame por meio de concessão do direito real de uso por cinco anos", explica Lourdes. As empresas podem prorrogar o contrato por mais dois anos.