Publicado em: 24/06/2014 12:11

Contemplados com casas do Miguel Petri participam de reuniões

Contemplados com casas do Miguel Petri participam de reuniões Contemplados com casas do Miguel Petri participam de reuniões

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta terça-feira (24), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), as reuniões com os grupos contemplados com as 256 unidades habitacionais do Conjunto Miguel Petri, empreendimento do programa do governo federal "Minha Casa Minha Vida". Estas pessoas tiveram as pastas documentais aprovadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) e estão dentro dos critérios de classificação definidos pelo município, conforme o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS).  Famílias que estão vivendo em área de risco, pessoas idosas, com deficiências e mulheres chefes de família têm prioridade na indicação.

A reunião, exigência da CRF, foi conduzida pela secretária de Assistência Social Ana Cláudia Vieira Martins. "Serão pelo menos três reuniões até o final da semana com grupos de 85 pessoas cada vez para informar sobre as regras do programa, assinatura do contrato, registro do imóvel, sorteio das unidades, visita oficial, entrega formal das chaves e importância da boa convivência entre os moradores", explica Ana Cláudia. "Por determinação do prefeito José Maria estamos sendo rigorosos no cumprimento dos prazos e exigências determinadas pela Caixa, no sentido de garantir a transparência e legitimidade do processo, para que somente quem realmente necessita e obedecesse aos critérios estabelecidos pelo programa "Minha Casa Minha Vida" fosse beneficiado", ressalta a secretária.

No final da semana passada a CEF divulgou a lista parcial das famílias habilitadas para o empreendimento. Foi convocado do 1 até o número de classificação 200, para comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) até quarta-feira (25), para orientações sobre as futuras etapas. De acordo com a secretária, faltam 46 nomes a serem analisados. Doze grupos familiares foram considerados desabilitados pela CEF.  As pastas documentais com os nomes sorteados na audiência pública, realizada em 7 de maio, foram enviadas à Caixa nove dias depois.

A desempregada Rubia Alessandra de Souza estava atenta às explicações.  "Às vezes há cláusulas no contrato que não entendemos, então são importantes estas orientações", afirma Rubia. Morando com três filhos em um imóvel emprestado, ela está com muita expectativa de conhecer a casa própria. "Fiquei muito feliz quando tive o meu nome sorteado porque muitas pessoas estavam inscritas. Agora poderei oferecer uma condição de vida mais digna às minhas filhas", declarou.

O sorteio das unidades, onde cada família conhecerá o lote e quadra no qual a casa está localizada, está marcado para o dia 2 de julho, às 9 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli.

Em fase final das obras, o empreendimento Miguel Petri será entregue aos moradores com toda a infraestrutura, de meio fio, galeria de água pluvial, asfalto, iluminação pública, escola de 1° ao 5° ano, creche nas proximidades e com projeto já definido de Unidade Básica de Saúde (UBS). A prestação da casa não será maior que R$ 80 por mês, ou seja, 5% do valor da renda bruta familiar.

Nessa mesma região já foram entregues no ano passado, 496 casas do conjunto Jamil Sacca e está em construção mais 256 no conjunto Said Mustapha Issa. A região transforma-se muito rapidamente em uma nova cidade, pois também está sendo projetada a construção de um supermercado numa área de mais de 5000 metros quadrados.

Mais informações no CRAS - Rua João Barreto, s/n. Telefones: 3178 0225/3178-0226.