Publicado em: 02/07/2014 10:53

Recapeamento com CBUQ é iniciado em Ibiporã

Recapeamento com CBUQ é iniciado em Ibiporã Recapeamento com CBUQ é iniciado em Ibiporã

O recape com Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CBUQ), de três centímetros, foi iniciado nesta segunda-feira (30), em Ibiporã. O serviço está sendo realizado pela administração municipal, juntamente com o governo estadual, através do Programa de Atendimento aos Municípios (PAM), por meio de uma emenda do deputado estadual Nelson Justus.

Ao todo, 26.852,10 m² da Avenida dos Estudantes e Souza Naves serão recapeados. O Estado investiu R$ 465.790,81 para a pavimentação das vias e a administração municipal é responsável por fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento da obra. A Unite Consultoria Engenharia e Empreendimentos LTDA executará o serviço.

Conforme o prefeito José Maria, as melhorias na malha asfáltica objetivam mudar o padrão de tráfego da cidade. "Nestes trechos faremos mais que um simples recape. Vamos restaurar as ruas, fazendo uma reforma completa do pavimento asfáltico para durar 20 anos, como foi feito em nosso primeiro mandato, em 1990, nas Avenidas Paraná e Santos Dumont e que duram até hoje”, expõe o prefeito.

De acordo com o secretário de Planejamento e fiscal da obra, Paulo Sérgio Victor, o recape está sendo feito com CBUQ e espessura de três centímetros porque as características do asfalto necessitam deste tipo de revestimento. O processo será dividido em quatro etapas. “Primeiro é realizada a limpeza com jatos de água, através de um caminhão. Em seguida é feita a pintura de ligação, responsável pela aderência do asfalto existente e o novo; posteriormente é aplicado o CBUQ e logo depois a finalização, onde é analisado o perfil topográfico e se a malha asfáltica apresenta alguma ondulação ou depressão”, explica Victor.

A previsão é que o recape seja finalizando em 120 dias, mas o secretário acredita que o serviço seja finalizado antes.

No plano de recapeamento já está incluída a sinalização vertical e horizontal. Por determinação do prefeito José Maria, assim que for concluído cada trecho já será iniciado o trabalho de pintura e colocação de placas nas vias. “O sistema de sinalização ficará um pouco comprometido durante o recapeamento, por isso solicito a compreensão de todos. Este é um trabalho que vai melhorar a vida do cidadão e deixará a nossa cidade cada vez melhor”, afirma José Maria.