Publicado em: 07/07/2014 12:30

Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação

Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação Cozinheiras da Rede Municipal de Ensino participam de capacitação

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nesta sexta-feira (04), na Escola Municipal Alice Roma, a primeira etapa do curso de capacitação para 60 cozinheiras e auxiliares de cozinha da rede municipal de ensino.

Noções de alimentação e nutrição, combinação alimentar, valor nutricional e obesidade infantil foram alguns dos temas abordados pela nutricionista da Secretaria de Educação, Christiane Moya Pereira Ludwig, a acadêmica de Nutrição da Unopar, Franciele Ferreira, e a estagiária Ingridy Danielly de Souza Maia. "É comprovado que uma alimentação de qualidade favorece o crescimento da criança em vários aspectos - físico, intelectual, emocional e social. A merenda também pode contribuir para a formação de bons hábitos alimentares. Por isso a preocupação da administração municipal em capacitar e estimular a criatividade das profissionais, para que, conhecendo o que estão preparando, possam oferecer refeições saudáveis e balanceadas aos nossos alunos e também a sua família", explicou Christiane.

Ao dar as boas vindas às participantes do curso, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, ressaltou a importância da educação nutricional. "Historicamente a alimentação sempre uniu o ser humano. A escola é uma família numerosa, e uma alimentação balanceada e gostosa nutre, socializa, melhora o aprendizado e o autoconhecimento. Confiamos muito no trabalho de vocês. Por isso, aproveitem ao máximo as informações que serão repassadas para que possamos oferecer refeições cada vez melhores aos nossos alunos", comentou Margareth.

A última etapa da capacitação ocorrerá no dia 29 de julho, com um concurso de receitas mais criativas, utilizando ingredientes ofertados para o preparo da merenda escolar e as informações repassadas durante o curso. As três melhores serão premiadas.

Pelo menos uma vez por ano as cozinheiras e auxiliares de cozinha das 28 unidades educacionais de Ibiporã (escolas e CMEIs) participam de cursos de qualificação sobre temas variados, tais como Alimentação Saudável, Manipulação adequada dos alimentos, Educação Sanitária e Segurança do trabalho.

Cerca de 8.500 refeições são servidas diariamente nas 28 unidades educacionais do município, com cardápios personalizados, respeitando as diferenças e preferências dos alunos. O município investe mais de R$1 milhão anualmente na merenda escolar.