Publicado em: 28/07/2014 14:54

Concurso de receitas finaliza capacitação de merendeiras de Ibiporã

Concurso de receitas finaliza capacitação de merendeiras de Ibiporã Concurso de receitas finaliza capacitação de merendeiras de Ibiporã

A capacitação para as cozinheiras da rede municipal de ensino, promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, que começou com um curso no último dia 04, será encerrada nesta terça-feira (29), na Escola Municipal Alice Roma, com um concurso de receitas.

A atividade objetiva auxiliar as merendeiras a desenvolverem receitas mais criativas e balanceadas com os ingredientes ofertados para o preparo da merenda escolar, possibilitando novas variedades no cardápio.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação, Christiane Moya Pereira Ludwing, as cozinheiras enviaram 69 receitas para o concurso. "Deste montante, escolhemos 14 para participar do concurso. Como estavam sem identificação, só saberemos amanhã quem enviou e participará", explica ela.

Enquanto as que foram escolhidas preparam as receitas, na cozinha, as outras participarão da capacitação com outras atividades nutricionais. Um vídeo também será exibido.

As três receitas escolhidas pela comissão julgadora serão premiadas. O primeiro lugar ganhará um liquidificador, o segundo um secador de cabelo e o terceiro lugar leva para casa um faqueiro.

Todas as receitas enviadas integrarão um livro de receitas que a Secretaria de Educação produzirá para ser usado pelas unidades municipais de ensino.

Pelo menos uma vez por ano as cozinheiras e auxiliares de cozinha das 28 unidades educacionais de Ibiporã (escolas e CMEIs) participam de cursos de qualificação sobre temas variados, tais como Alimentação Saudável, Manipulação adequada dos alimentos, Educação Sanitária e Segurança do trabalho.

Cerca de 8.500 refeições são servidas diariamente nas 28 unidades educacionais do município, com cardápios personalizados, respeitando as diferenças e preferências dos alunos. O município investe mais de R$1 milhão anualmente na merenda escolar.