Publicado em: 30/07/2014 16:06

Administração Municipal promove concurso de receitas entre merendeiras

Administração Municipal promove concurso de receitas entre merendeiras Administração Municipal promove concurso de receitas entre merendeiras

Cenoronose, ABCharuto, Feijão Divertido, Croquete de soja, Fanta Falsa, Torta Deliciosa Gelada. Pratos criativos, nutritivos e saborosos foram preparados nesta terça-feira (29), na Escola Municipal Profª Alice Roma Boti Schimidt, pelas cozinheiras da rede municipal de ensino durante um concurso de receitas. O desafio encerrou a capacitação promovida pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, para as 60 merendeiras e auxiliares de cozinha das 28 unidades educacionais de Ibiporã (escolas e CMEIs).

O desafio foi colocado no dia 4 de junho, na primeira etapa do curso. A proposta era elaborar um prato nutritivo utilizando os ingredientes ofertados no preparo da merenda escolar e levando em consideração os aspectos ensinados durante o curso, tais como combinação alimentar, valor nutricional, reaproveitamento das sobras. Das 70 receitas enviadas, 14 foram selecionadas para participar do concurso. "Já foi muito difícil fazer esta pré-seleção porque elas se esmeraram em preparar pratos criativos, nutritivos e saborosos. Foi muito legal ver a animação e empenho com que elas encararam este desafio proposto para valorizá-las profissionalmente e incrementar as refeições", comenta a nutricionista da Secretaria de Educação, Cristhiane Moya Pereira Ludwig.

Os pratos,que contemplavam todas as preparações (salada, prato principal, guarnição, sobremesa e bebida), foram avaliados por uma comissão julgadora levando-se os seguintes critérios: criatividade, apresentação, cocção, valor nutricional e harmonia do sabor.

Três receitas foram premiadas: em terceiro lugar ficou o "Feijão Divertido", da cozinheira da Escola Municipal Profª Vera Lúcia Pansardi Casagrande, Silvia Cristina Teixeira; em segundo a "Torta de Abobrinha", preparada por Maria Aparecida da Silva, da Prof. Carlos Augusto Guimarães; e em primeiro a "Torta Deliciosa Gelada", elaborada por Maria Isabel da Silva, do CMEI Profª Dálgima Eik Mendes Borges.

As vencedoras foram premiadas com um jogo de lençol e faqueiro, um secador e um liquidificador, respectivamente. Também houve sorteio de brindes entre as participantes da capacitação. "O feijão que cozinhei lembra o feijão tropeiro e em casa é um sucesso. Tomara que os alunos também gostem, porque é nutritivo e muito saboroso", disse Silvia. "Fiquei surpresa com o resultado, porque competia com um prato melhor do que o outro. Sexta-feira é dia de torta na escola e agora vou incluir a de abobrinha no cardápio", adianta Maria Aparecida. "Já fazia esta torta de pão com carne moída e decidi incrementá-la com a maionese de leite, que ficou ainda mais saborosa. Gosto de fazer cursos na minha área para manipular corretamente os alimentos e oferecer refeições cada vez nutritivas e saudáveis aos nossos alunos", assegura Maria Isabel.

A secretária de Educação, Margareth Coloniezi, elogiou os pratos e o comprometimento de todos. "Os sabores que degustamos hoje até nos emocionaram! Os pratos ficaram maravilhosos! São ingredientes que temos em nosso dia a dia, e que graças à coragem, iniciativa, criatividade e empenho de vocês se transformaram em comidas nutritivas e saborosas. Todas merecem o nosso carinho e gratidão. Uma alimentação balanceada e gostosa nutre, socializa, melhora o aprendizado e o autoconhecimento. Por isso o trabalho de vocês é fundamental", ressalta Margareth.

Todas as receitas enviadas para o concurso integrarão um livro que a Secretaria de Educação produzirá para ser distribuído às unidades municipais de ensino.

Pelo menos uma vez por ano as cozinheiras e auxiliares de cozinha das unidades educacionais de Ibiporã participam de cursos de qualificação sobre temas variados, tais como Alimentação Saudável, Manipulação adequada dos alimentos, Educação Sanitária e Segurança do Trabalho.

Cerca de 8.500 refeições são servidas diariamente nas 28 unidades educacionais do município, com cardápios personalizados, respeitando as diferenças e preferências dos alunos. O município investe mais de R$1 milhão anualmente na merenda escolar.