Agricultura

Publicado em: 05/08/2014 12:44

6º Dia do Agricultor reúne cerca de 700 pessoas

6º Dia do Agricultor reúne cerca de 700 pessoas 6º Dia do Agricultor reúne cerca de 700 pessoas

Cerca de 700 pessoas participaram no último sábado (02), do 6º Dia do Agricultor. Durante todo o dia, produtores rurais e seus familiares reuniram-se no salão da Associação dos Servidores Municipais de Ibiporã (ASMI) para celebrar o Dia do Agricultor, comemorado dia 28 de julho.

A Administração Municipal celebra a data desde 2009 promovendo uma festa com objetivo de homenagear os produtores pelo papel que desempenham na sociedade e de premiar os que mais se destacaram na colheita de soja, na safra de verão. "Tudo começou em Ibiporã pela agricultura e por isso é uma grande alegria poder estar aqui homenageando os nossos produtores que trabalham de sol a sol para colocar alimento nas nossas mesas", exalta o prefeito José Maria.

O evento contou com a participação do prefeito José Maria Ferreira, da vice Sandra Moya, da presidente da Câmara Municipal, Mari de Sá, do vereador Marcus da Ambulância, do chefe de gabinete do Deputado Nelson Justus, Sérgio Monteiro, o presidente do Sindicato Patronal de Ibiporã, o ex-prefeito Nadir Bigati, representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural, Grupo Mulher Atual e Sindicato Rural, além de secretários, diretores e colaboradores da Prefeitura.

Na programação um delicioso almoço, preparado pelos familiares do Grupo Mulheres Atuais, atrações musicais, show com a dupla ibiporaense Bruno & Dione, premiação do concurso "Perdas na Colheita 2014", promovido pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), em parceria com o Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

"Em 1987 a média de perda na lavoura era 1,5 sacas/hectare. No ano passado a média foi 0,50 sacas/ha. A redução deve-se as campanhas permanentes de prevenção de perdas na colheita, com treinamentos exclusivos dos operadores", explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Tomás Falkowski.

Falkowski ressalta a importância de homenagear e agradecer ao homem e à mulher do campo. “A colonização da nossa cidade e da região se deu por meio da agricultura A festa do agricultor é uma ocasião de lazer. É importante esse momento com os produtores. Valorizamos e comemoramos essa data, na atual gestão, aqui em Ibiporã”, acrescenta o secretário.

Durante a festividade, o prefeito José Maria entregou a população de Ibiporã uma ambulância básica, equipada com cilindro de oxigênio, armários para equipamentos e maca dobrável e removível. O veiculo foi destinado ao  município por meio do Governo Estadual, mediante emenda do deputado Nelson Justus.

O 6º Dia do Agricultor é uma realização da administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do Sindicato Rural, Grupo Mulher Atual, funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e patrocínio da Agroterra, Nossa Senhora da Guia, Ferrari Suínos, Frigorífico Rainha da Paz, Frigorífico Jabi, Frigorífico Morro Santo, Ativa Atacado, By Unna Confecções, Pionner, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, SICOOB, SICRED, AgriCase, DHL Tratores, Perdigeiro Confecções, Bela Agrícola, Sucatão, Senar/Faep/Sindicato Rural, Cocamar e ASMI.

Ganhadores do concurso "Perdas na Colheita 2014"

1º - Jefferson Alexandre de Oliveira - 12,50 kg/ha
2º - Luiz Guilherme Longhi – 15,50 kg/h