Indústria e Comércio

Publicado em: 15/08/2014 16:36

Ação da administração municipal ‘ilumina’ indústrias e empregos em Ibiporã

Ação da administração municipal ‘ilumina’ indústrias e empregos em Ibiporã Ação da administração municipal ‘ilumina’ indústrias e empregos em Ibiporã

Ibiporã é pioneira na construção de um Condomínio Empresarial Público, no Paraná. O empreendimento idealizado pelo prefeito José Maria atenderá 22 empresas divididas no espaço de 300 mil metros². A Administração Municipal firmou o compromisso de oferecer toda a infraestrutura: terraplanagem, tratamento de água, galerias pluviais, rede de esgoto, meio fio, energia elétrica e pavimentação asfáltica.

Na última sexta-feira (08), a Administração Municipal finalizou o serviço de energia elétrica, ampliou a rede de alta tensão e instalou a rede de baixa tensão e iluminação pública. De acordo com o engenheiro eletricista de Secretaria de Obras e fiscal do serviço, Diogo Francisco Perez, o condomínio conta com 1km de cabeamento na baixa tensão e 500m lineares de alta tensão.

"Depois da ampliação a rede de alta tensão e instalação da baixa tensão e iluminação pública o condomínio todo conta com energia elétrica e iluminação, mesmo os terrenos que as empresas ainda não construíram", explica Perez. "São 41 postes e lâmpadas de 250 w e as companhias que futuramente iniciarem a construção, terão toda a base preparada, uma grande vantagem, uma vez, que não haverá custo para solicitações em relação à energia elétrica e iluminação", acrescenta ele.

O trabalho foi realizado pela empresa Energim Iluminação e Montagem Eletromecânica Ltda, de Curitiba, a administração investiu R$ 175 mil só na energia elétrica e iluminação do condomínio.

Segundo o secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago Eik, este é o penúltimo passo para a conclusão total da obra de infraestrutura do Condomínio Empresarial Ibiporã 1. "Oferecer um lugar onde os empresários e colaboradores tenham melhores condições de trabalho e qualidade de vida no exercício de suas funções era um dos nossos objetivos. Essa é uma das vantagens que Ibiporã oferece na constante atração de novas empresas", esclarece.

Zilmar Hélio Isolani, presidente do condomínio garante que as obras realizadas pela administração municipal deram resultados satisfatórios. "A Iluminação aumentou muito a nossa segurança, principalmente no período noturno quando o condomínio ficava muito escuro, era um "breu". Agora está tudo iluminado, atendendo as nossas necessidades também em relação à alta e baixa tensão, ficou excelente a finalização desse serviço", expõe ele. "É como se o condomínio fosse uma cidade dentro de Ibiporã, com toda a infraestrutura necessária, e a pequena parte que está faltando, que é a pavimentação, já tivemos a garantia que será finalizada nos próximos meses", acrescenta ele.

O Secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, afirma que o prefeito José Maria fez questão de criar um parque completo dotado de toda infraestrutura necessária para instalações industriais. "A segunda parte da pavimentação asfáltica que está em processo licitatório, entretanto acreditamos que em 60 dias todo o asfalto esteja pronto. Faremos a mesma estrutura no loteamento industrial Nenê Favoretto", garante Eik.

Para o prefeito José Maria o Condomínio Empresarial passou de sonho para realidade. "Uma iniciativa tomada em 2009 que a cada dia está se materializando. É muito prazeroso trabalhar na atração de indústrias e proporcionar um espaço como o condomínio, porém é preciso ter credibilidade, e a administração municipal está cumprindo com todas as ações que assumiu em nome do município com os empresários, já é possível constatar a satisfação deles em estarem aqui", pontua o prefeito.

"Tenho a convicção de que há alguns anos, depois de tudo implantado, com todas as 22 empresas instaladas e funcionando adequadamente dentro do que foi projetado, o Condomínio Empresarial de Ibiporã será exemplo de sucesso, um local que foi criado visando à qualidade de vida do colaborador que terá a disposição creche, restaurante coletivo, biblioteca, espaço para esporte e também para as companhias que ampliarão suas atividades. Nosso objetivo é agregar industrialização e qualidade de vida", finaliza o José Maria.