Publicado em: 26/08/2014 11:23

Administração Municipal investe no futuro através da alimentação e promoção de saúde Administração Municipal investe no futuro através da alimentação e promoção de saúde

Atenta às necessidades nutritivas, hábitos saudáveis e promoção de saúde, a administração municipal investe na qualidade de vida dos estudantes municipais. Alimentos variados, de qualidade e ricos nutricionalmente são oferecidos todos os dias nas instituições de ensino. Em 2013 os governos municipal e federal investiram R$ 1.210.299,21 na merenda escolar, em Ibiporã.

Por meio da Secretaria de Educação, a administração municipal realiza, na cidade, um trabalho personalizado e permanente na merenda escolar. A nutricionista da secretaria, Cristhiane Moya Pereira Ludwing, é responsável por fazer os cardápios de cada instituição municipal de ensino. "Nosso objetivo inicial era garantir a nutrição adequada oferecendo todos os nutrientes que as crianças necessitam quando estão na escola. Nossa visão era menos abrangente que atualmente. Hoje observamos a necessidade de personalizar os cardápios para atender as características individuais de cada escola, foi um progresso muito abrangente", esclarece Cristhiane.

A readequação da merenda escolar ajudou a analisar que a alimentação saudável dos estudantes não pode ser apenas na escola. "Tivemos casos de crianças abaixo do peso que conseguimos recuperá-lo durante as aulas, entretanto, nas férias perderam novamente. O contrário também aconteceu, alunos acima do peso, que durante as aulas ficaram na medida certa, mas nas férias engordaram de novo", pontua a nutricionista.

A administração municipal objetiva levar a preocupação com a alimentação do aluno na escola para dentro das casas. "É importante o apoio dos pais porque senão todo o trabalho da administração é perdido durante o período das férias escolares, prejudicando a saúde das crianças. O efeito de engordar e emagrecer sucessivamente não faz bem para o corpo e nem para a saúde", alerta a nutricionista.

Todos os pais e responsáveis que quiserem tirar dúvidas, aprender pratos novos e nutritivos, podem procurar a Secretária de Educação, na Avenida Prefeito Mário de Menezes n° 1013, ao lado da Estação Ferroviária.

Programa Saúde na Escola (PSE)

Para expandir a qualidade de vida dos estudantes, a administração municipal mantém, em parceria com o governo federal, o programa Saúde na Escola (PSE), que visa à formação integral dos alunos por meio da prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção e promoção da saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de programas da Secretaria de Saúde, Rosângela Borges, o PSE 2014 teve início no último dia primeiro e vai até 31 de julho de 2015. "Todos os profissionais envolvidos no programa já se reuniram e agora estão em fase de desenvolver os projetos que serão realizados este ano no programa. Todas as escolas as municipais e estaduais de Ibiporã estão integradas no PSE", explica Rosângela.

Segundo a coordenadora, a ação da administração municipal pretende, além de medir massa corporal, promoção da saúde ocular e bucal, avaliação antropométrica, verificar a saúde vacinal e integrar os pais ao universo da alimentação balanceada e saudável. "Estamos todos trabalhando num projeto que envolve várias vertentes para garantir mais saúde aos estudantes", garante Rosângela.

O PSE envolve profissionais da Secretaria de Saúde, Educação, Esporte e representantes do estado que estão trabalhando para a promoção da saúde, alimentação saudável, desenvolvimento infantil entre outros assuntos ligados a qualidade de vida dos estudantes.