Publicado em: 11/09/2014 14:57

Ibiporã é destaque novamente no Ideb

Ibiporã é destaque novamente no Ideb Ibiporã é destaque novamente no Ideb

Ibiporã destacou-se mais uma vez no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb). Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (05) pelo Ministério da Educação (MEC), o Ideb registrado em 2013 no ciclo inicial do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 5,4, acima do índice de 2011 (5,2) e acima também da meta projetada pelo MEC (5,3). O índice também é superior ao Ideb nacional, que foi de 5,2 pontos e acima também da meta estipulada pelo MEC (4,9).

Foi o melhor resultado já obtido pelo município desde que o Ideb começou a ser calculado, em 2005. "O índice é positivo. Cinco escolas municipais obtiveram médias bem superiores à meta estipulada. Embora haja muito o que fazer e melhorar, os índices ascendentes são uma comprovação de que o projeto político-pedagógico desenvolvido em Ibiporã, com atenção em diferentes áreas, está no caminho certo. O empenho da comunidade escolar, e os investimentos da Administração Municipal na formação continuada dos professores, através de uma parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), e o Plano de Cargos e Salários resultam em uma boa qualidade de ensino", aponta a secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

A secretária cita outras melhorias implantadas nos últimos anos na Rede Municipal de Ensino, as quais refletem nos bons índices educacionais alcançados pelo município - a formação continuada pelo programa "Viver Digital", a inclusão digital por meio da utilização das lousas digitais nas salas de aula, a organização dos horários das disciplinas, a formação específica para professores levando em conta suas dificuldades didáticas e pedagógicas, a readequação da proposta de Ensino Integral, com a saída dos alunos às 16 horas e a implanta da quinta hora atividade coletiva, o projeto "Biblioteca Ativa", cujo objetivo é aproximar os alunos da leitura, entre outros. "Não obstante o resultado positivo, ainda há muito o que fazer e melhorar. Não faltará o esforço da Secretaria de Educação, respaldado pelo prefeito José Maria, para lutar  ainda mais por melhorias na qualidade do ensino ibiporaense", comprometeu-se Margareth.

Além do Ideb, os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam, duas vezes por ano, de uma avaliação paralela feita pelo Viver IDigital, semelhante à do Ideb.

Com orçamento de R$26 milhões destinados à Educação em 2014, Ibiporã possui 5.433 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino (berçário a Educação de Jovens e Adultos - EJA).

Ideb

O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

O Ideb é calculado a partir do desempenho dos alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental em português e matemática e em taxas de aprovação compiladas pelo Censo Escolar.

O índice também avalia estudantes do 3º ano do ensino médio. Além das escolas públicas, as instituições privadas participam do Ideb de forma amostral.

A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico  (OCDE).