Educação

 

Publicado em: 18/09/2014 12:30

Professores participam de capacitação sobre educação para o trânsito


Whatsapp

 

Professores participam de capacitação sobre educação para o trânsito Professores participam de capacitação sobre educação para o trânsito

 

Professores do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ibiporã, Jandaia do Sul, Nova Esperança e Mandaguaçu participaram nesta quarta-feira (17), na Secretaria Municipal de Educação, de uma orientação técnica sobre o programa "Detran na Escola", considerado o maior Programa de Educação para o Trânsito do Ensino Fundamental do país.

 

Desenvolvido pelo Detran-PR em parceria com a Tecnodata Educacional, fornecedora do material didático, o programa visa o desenvolvimento da percepção de riscos nos alunos, pais e mestres. Sua metodologia baseia-se na adoção de comportamentos seguros, objetivando a valorização da vida e humanização do trânsito.

 

A capacitação foi ministrada pelo especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional, Celso Alves Mariano, de Curitiba. Durante as oito horas de trabalho, Mariano repassou, através de informações técnicas e dinâmicas de grupo, orientações sobre o programa e a utilização do material didático. "Será entregue um livro para o aluno, um para o pai e o livro do professor. Para o professor, também será fornecida, além da capacitação, flipchart com ilustrações temáticas e DVDs com vídeos interativos, que simulam situações de perigo. Dando suporte ao projeto, é disponibilizado um portal na internet para alunos e professores. Levando-se em consideração que o professor não é um especialista em trânsito, o material é de fácil manuseio e utiliza ferramentas que todas as escolas dispõem, como computadores e aparelhos de DVD", explica Mariano.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatória a inserção da educação de trânsito dentro da sala de aula, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Em Ibiporã, o "Detran na Escola" alcançará 363 alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental.

 

O projeto será acompanhado pelas Assessoras Pedagógicas do Ensino Fundamental Josilene Margonato de Oliveira Silva e Irma dos Santos Gonzaga Cadedo. Lançado este ano, o programa já atingiu 134 municípios, com previsão de ampliar para 250 até 2015. "Para Secretaria Municipal de Educação é um privilégio sediar essa formação e receber professores de Ibiporã e região. É uma oportunidade para trocarmos experiências e adquirir conhecimentos sobre a educação no trânsito que serão trabalhados em sala de aula pelos professores e poderão ser compartilhados pelos alunos com suas famílias em casa", ressaltou Josilene.

 

 


Imagens