Publicado em: 25/09/2014 12:39

Tarde Sertaneja abre Semana do Idoso em Ibiporã

Tarde Sertaneja abre Semana do Idoso em Ibiporã Tarde Sertaneja abre Semana do Idoso em Ibiporã

Ao som de tradicionais modas de viola, como "Asa Branca", "Vida Margurada", "Cana Verde" e "As mocinhas da cidade", cerca de 180 idosos participaram, na tarde desta quarta-feira (24), de uma "Tarde Sertaneja" no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI). A atividade marcou a abertura da Semana Nacional do Idoso, que segue até sexta-feira (26) com uma programação especial em Ibiporã, realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

Com o título "A trajetória da música sertaneja e o que ela diz sobre nós", a equipe do CCI resgatou a história da música sertaneja, gênero musical mais apreciado pelos frequentadores do CCI. Ao som da sanfona de Antônio Birelo e do triângulo de Cipriano, os idosos formaram um coral afinado.  "Dançava estas músicas nas festas que participei na juventude e continuo dançando nos bailes do CCI. Participo do CCI há 10 anos e foi uma das melhores coisas que acontecerem na minha vida", comemorou a aposentada Lurdes Lima Soares. "Estas músicas me fizeram recordar dos bailes no sítio. É muito bom relembrar a nossa história e compartilhá-la com os amigos que fiz aqui", comentou o aposentado Paulo Moreto.

Os convidados também puderam conferir um painel de fotos de eventos e atividades realizadas pelos participantes do Programa Doce Idade, peças confeccionadas nas oficinas de artesanato e trabalhos realizados no "Espaço Conviver", oficina proposta e conduzida pela psicologia com os idosos do CCI, e que tem entre suas atividades questões relacionadas a identidade, percepção do corpo, investimento na livre expressão, valorização de suas experiências de vida e vivências atuais, contribuindo assim no desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários. "Pensamos em comemorar o Dia do Idoso de uma forma diferente dos outros anos, visando promover o resgate de valores, de momentos de suas vidas e maior interação entre os participantes", ressaltou a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andrioli.

A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, destacou que o objetivo da Semana do Idoso é chamar a atenção da sociedade para esta população crescente, mas que ainda possui muitos direitos negados. "A ideiia é colocar os idosos na agenda municipal, no foco do olhar da sociedade, pois respeitar e zelar pelo bem estar deles é dever de todos. Felizmente, Ibiporã tem olhado para este segmento com cada vez mais respeito, investindo em políticas públicas que buscam a qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos", pontua a secretária.

"A Administração Municipal sente-se honrada e envaidecida de comemorar estas datas especiais com vocês. As suas experiências, lutas, vitórias e derrotas servem de grande aprendizado aos mais jovens. Espero que tenham condições de fazer esta ponte entre passado e futuro porque os senhores têm muito a ensinar às novas gerações", comentou o prefeito José Maria Ferreira.

A programação continua a quinta-feira (25), às 14 horas, com uma palestra sobre saúde e qualidade de vida com a psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lisa Koga Kuriki, e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, Ruth Watanabe. Na sexta-feira (26),  haverá um chá bingo com premiações variadas. O encerramento será com um baile, no dia 3 de outubro, às 14 horas, no salão de festas do CCI.