Publicado em: 29/09/2014 10:28

Ibiporã comemora Semana do Idoso

Ibiporã comemora Semana do Idoso Ibiporã comemora Semana do Idoso

Ao som de tradicionais modas de viola, como "Asa Branca", "Vida Margurada", "Cana Verde" e "As mocinhas da cidade", cerca de 180 idosos participaram, na tarde de quarta-feira (24), de uma "Tarde Sertaneja" no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI). A atividade marcou a abertura da Semana Nacional do Idoso, que seguiu até sexta-feira (26) com uma programação especial em Ibiporã, realizada pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

Com o título "A trajetória da música sertaneja e o que ela diz sobre nós", a equipe do CCI resgatou a história da música sertaneja, gênero musical mais apreciado pelos frequentadores do CCI. Ao som da sanfona de Antônio Birelo e do triângulo de Cipriano, os idosos formaram um coral afinado.  "Dançava estas músicas nas festas que participei na juventude e continuo dançando nos bailes do CCI. Participo do CCI há 10 anos e foi uma das melhores coisas que acontecerem na minha vida", comemorou a aposentada Lurdes Lima Soares. "Estas músicas me fizeram recordar dos bailes no sítio. É muito bom relembrar a nossa história e compartilhá-la com os amigos que fiz aqui", comentou o aposentado Paulo Moreto.

Os convidados também puderam conferir um painel de fotos de eventos e atividades realizadas pelos participantes do Programa Doce Idade, peças confeccionadas nas oficinas de artesanato e trabalhos realizados no "Espaço Conviver", oficina proposta e conduzida pela psicologia com os idosos do CCI, e que tem entre suas atividades questões relacionadas a identidade, percepção do corpo, investimento na livre expressão, valorização de suas experiências de vida e vivências atuais, contribuindo assim no desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários. "Pensamos em comemorar o Dia do Idoso de uma forma diferente dos outros anos, visando promover o resgate de valores, de momentos de suas vidas e maior interação entre os participantes", ressaltou a coordenadora do CCI, Vera Lucia Andrioli.

A programação continuou na quinta-feira (25) com uma palestra sobre saúde e qualidade de vida com a psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Lisa Koga Kuriki, e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), da Secretaria Municipal de Saúde, Ruth Watanabe. Na sexta-feira (26) ocorreu um chá bingo com premiações variadas. O encerramento será com um baile, no dia 3 de outubro, às 14 horas, no salão de festas do CCI.

A secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins, destacou que o objetivo da Semana do Idoso é chamar a atenção da sociedade para esta população crescente, mas que ainda possui muitos direitos negados. "A ideia é colocar os idosos na agenda municipal, no foco do olhar da sociedade, pois respeitar e zelar pelo bem estar deles é dever de todos. Felizmente, Ibiporã tem olhado para este segmento com cada vez mais respeito, investindo em políticas públicas que buscam a qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos", pontua a secretária.

"A Administração Municipal sente-se honrada e envaidecida de comemorar estas datas especiais com vocês. As suas experiências, lutas, vitórias e derrotas servem de grande aprendizado aos mais jovens. Espero que tenham condições de fazer esta ponte entre passado e futuro porque os senhores têm muito a ensinar às novas gerações", comentou o prefeito José Maria Ferreira.