Publicado em: 03/10/2014 16:07

Mais uma escola reformada e ampliada é entregue pela Administração Municipal

Mais uma escola reformada e ampliada é entregue pela Administração Municipal Mais uma escola reformada e ampliada é entregue pela Administração Municipal

Atenta às necessidades dos pequeninos no âmbito escolar, a Administração Municipal tem investido importantes recursos, na Educação de Ibiporã. Na noite desta quinta-feira (02), a Escola Municipal Rotary Club foi reinaugurada pela Administração. A cerimônia foi marcada por grande festividade, com apresentações artísticas dos estudantes, prestigiada pelos pais e toda a comunidade no entorno da escola.

Para a execução da reforma e ampliação da escola, a Administração Municipal investiu R$ 1.525.838,18 de recursos próprios do município. O projeto contemplou a quadra poliesportiva com cobertura e iluminação. Salas de aula, biblioteca, cozinha e refeitório, além dos banheiros que foram adaptados para atender as pessoas com necessidades especiais.Também foram construídos 100m² de rampas com corrimão para integrar os ambientes e instalação de pisos táteis. O bloco C, da administração, foi ampliado.

"Minha alegria é imensurável nesta noite porque é uma satisfação muito grande trabalhar com crianças e num espaço novo, que atende as necessidades de todos. As melhorias motivarão os alunos, professores e todos os colaboradores a desenvolverem ainda melhor suas atividades", expôs a diretora da escola, Ivonete Dias. "As preocupações da administração em relação à acessibilidade proporcionarão uma qualidade de vida e aprendizado aos nossos alunos inclusos. A conquista da nossa nova escola é uma vitória muito grande! Demorou o período da reforma, mas com certeza valeu a pena esperar", afirmou a diretora.

Além das melhorias internas, o entorno da escola também foi contemplado com estacionamento, muro, plantio de grama e iluminação. "Oferecer aos nossos alunos um ambiente escolar como esse é uma grande alegria, porque investir na educação é investir no presente e também no futuro. Essas crianças, amanhã, estarão ocupando os lugares que nós, adultos, ocupamos hoje. Muitas delas poderão até voltar para cá, para ensinar as futuras gerações", pontuou a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi.

De acordo com o prefeito José Maria, a Escola Rotary á uma instituição tradicional, com 52 anos de fundação, já formou diversos ibiporaenses e há tempo necessitava dessa reforma. "Essa escola é muito importante para o nosso município e a estrutura precisava de uma reforma geral, que a deixou moderna, com acessibilidade, espaço amplo, articulado e seguro. As salas de aulas claras e bem equipadas vão melhorar o ambiente da escola. O refeitório ganhou uma cozinha industrial de primeira linha, a quadra poliesportiva está coberta e ainda foi construído um laboratório de informática que veio completar todo o esforço da administração em dotar nossas escolas de equipamentos que permitam a inclusão do nossos estudantes na era tecnológica", explicou José Maria.

A atenção e o carinho que a administração dispensa à educação podem ser comprovados com os grandes investimentos que estão sendo realizados. Além da escola Rotary Club, todos os Centros Municipais de Educação de Ibiporã e quase todas as escolas municipais foram reformados e ampliados e mais duas construções estão sendo feitas, o Pró-infância II e mais uma escola municipal, próxima aos conjuntos Miguel Petri e Said Musthapa Issa. Um novo projeto para a edificação de mais um CMEI na cidade também está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento.

Para a vice-prefeita Sandra Moya, é uma satisfação para toda a administração municipal entregar todas essas obras. "Como gestores públicos nos preocupamos muito em cuidar da educação com carinho e comprometimento. Com essa reinauguração encerramos um ciclo que demorou um pouco, entretanto, a obra era muito grande e a estrutura antiga, as mudanças foram grandes, mas conseguimos finalizar e entregar para a comunidade", esclareceu Sandra. "Foi um prazer muito grande celebrar, juntamente com a comunidade escolar que esteve envolvida, este momento", acrescentou a vice-prefeita.

José Maria ressaltou que os gestores não se preocuparam apenas em melhorar a estrutura física, mas também com a qualidade de ensino e grade curricular das escolas. Prova disso foi o destaque que Ibiporã teve no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que no ciclo inicial do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) foi de 5,4, acima da meta projetada pelo MEC (5,3). O índice também é superior ao Ideb nacional, que foi de 5,2 pontos e acima também da meta estipulada pelo MEC (4,9).

Estiveram presentes à reinauguração o prefeito José Maria, a primeira dama Eliana Eik Borges Ferreira, a vice-prefeita Sandra Moya, a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Orlando Ferreira, o vereador Lucas Botti, o Rubisney Presidente do Rotary Clube de Ibiporã Inácio Pinto, o pároco de Ibiporã Padre Paulo Henrique Alencar e o pastor da IPI-Espaço Vida, Romio S. Cardoso.