Publicado em: 13/10/2014 13:21

Empossados servidores municipais que trabalharão na UPA

Empossados servidores municipais que trabalharão na UPA Empossados servidores municipais que trabalharão na UPA

A Administração Municipal, através do Departamento de Gestão de Pessoas, empossou, na manhã desta segunda-feira (13), 41 novos servidores municipais nomeados para trabalhar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Conjunto Henrique Alves Pereira (Serraia), cuja entrada em funcionamente está prevista para novembro.

São 34 técnicos de enfermagem e seis enfermeiros aprovados no concurso público realizado em 2011. A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Rosana Aparecida Borges, deram as boas vindas aos novos funcionários públicos e os informaram sobre o organograma da estrutura administrativa da Prefeitura do Município de Ibiporã, os direitos e deveres, legislação que rege o serviço público e convênios aos quais têm direito.

De acordo com Leilaine, os novos servidores começam a trabalhar a partir desta terça-feira (14) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para conhecer como está estruturada a rede municipal de saúde. "A partir do dia 22, passarão por capacitação específica em urgência e emergência, inclusive para doenças que seguem rígidos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, como a gripe H1N1 e o ebola", informa a secretária.

Segundo a secretária, a Prefeitura aguarda a homologação do resultado do concurso público realizado no dia 28 de setembro para nomear os médicos que trabalharão na unidade. Mais de 60 profissionais de saúde trabalharão na UPA, que terá capacidade para atender de 100 a 120 pessoas diariamente.

As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de atenção às urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e serão implantadas em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.

A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência - SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.