Publicado em: 16/10/2014 12:45

4º Macroencontro da Educação marca Dia do Professor em Ibiporã

4º Macroencontro da Educação marca Dia do Professor em Ibiporã 4º Macroencontro da Educação marca Dia do Professor em Ibiporã

O 4º Macroencontro da Educação marcou o Dia do Professor - celebrado nesta quarta-feira (15) - em Ibiporã. O último Encontro de Formação dos Professores da Rede Pública Municipal de Ensino, promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, reuniu cerca de 500 profissionais da educação no Cine Teatro Padre José Zanelli para discutir ações do dia-a-dia escolar e atualizar a formação a fim de melhorar o trabalho em sala de aula.

Ao dar as boas vindas aos participantes, o prefeito José Maria Ferreira parabenizou os professores e ressaltou a importância destes profissionais no aprendizado, formação do caráter e construção de uma sociedade melhor. "Ensinar é um grande desafio. O aprendizado educa, lapida, cria no outro um sentido de valor, ética, responsabilidade, melhor compreensão do mundo. Uma das prioridades de nossa administração é a melhoria da qualidade do ensino, que se faz com investimentos em infraestrutura, material pedagógico, melhores condições de trabalho, mas, principalmente, na qualificação de nosso corpo docente. Não iremos a lugar nenhum sem uma boa educação. Que Deus os abençõe grandemente e que a realização seja companheira inseparável em todos os seus dias", desejou o prefeito.

Pela manhã, a programação inclui falas do pastor Antonio Caetano, da Igreja Apostólica do Reino de Deus, da secretária de Educação, Margareth Coloniezi, da coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria de Saúde e do programa "Saúde na Escola", Rosângela Borges, sobre o projeto "Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (vitaminas e minerais) e das ex-assessoras da Educação Infantil Alex Sandra Benatti e Eloisa Gualberto sobre o projeto de incentivo à leitura realizado desde 2009 com as turmas dos berçários ao Pré II. À tarde, a doutora em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Silene Ferreira Barros, palestrou sobre a importância do professor na construção do conhecimento.

O dia de trabalho foi abrilhantado por apresentações dos alunos da Escola Municipal Prefeito Alberto Spiaci, participantes do projeto "Canto e Coral", da Secretaria de Cultura e Turismo e Fundação Cultural de Ibiporã (FCI). A secretária de Educação também aproveitou a oportunidade para parabenizar e agradecer o empenho dos professores na missão de ensinar. "A nossa práxis é o que faz as novas gerações se prepararem para o futuro. Que com conhecimento, acolhimento e amor vocês saibam olhar os meninos a partir dos olhos deles. Assim, entenderemos as nossas necessidades de caminhar e ajudar a construir um mundo melhor", enfatizou.

Para fechar a programação, os participantes foram surpreendidos com um coquetel no Salão Paroquial Pio XII. Os profissionais da educação foram recepcionados pela primeira-dama e também professora Eliana Eik Borges Ferreira, que representou o prefeito José Maria. "Eu me sinto muito à vontade para chamá-las de minhas caríssimas companheiras de trabalho porque lecionei por muitos anos. Todos os dias, quando saia de casa para dar aulas, pedia ao Senhor que me ajudasse a fazer diferença na vida dos alunos. Os professores têm um papel relevante na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humanizadora. Entendo que a escola não seja apenas um espaço de construção do conhecimento, mas de formação cidadã", explicou.

Ao final, houve sorteio de brindes entre os convidados.