Publicado em: 21/10/2014 12:49

Realizado sorteio de ordenação da quadras e lotes do Said Mustapha Issa

Realizado sorteio de ordenação da quadras e lotes do Said Mustapha Issa Realizado sorteio de ordenação da quadras e lotes do Said Mustapha Issa

O sonho de ter em mãos as chaves da casa própria está cada vez mais próximo para 256 famílias contempladas com as unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Said Mustapha Issa, na zona sul de Ibiporã. Na manhã desta segunda-feira (20), no Cine Teatro Padre José Zanelli, foi realizada a solenidade de sorteio de ordenação das quadras e lotes do empreendimento, financiado pelo programa do governo federal "Minha Casa Minha Vida".

O sorteio, realizado pela primeira vez inteiramente pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, (os do Miguel Petri e Jamil Sacca foram conduzidos pela Caixa Econômica Federal), teve a presença do prefeito José Maria Ferreira, da vice, Sandra Moya, dos vereadores Marco da Ambulância e Lafayette Forin, secretários, diretores e servidores municipais.

O sorteio, relacionando o morador ao imóvel, seguindo a ordem da publicação das pessoas habilitadas, conforme análise documental feita pela CEF, foi conduzido pela secretária de Assistência Social, Ana Cláudia Vieira Martins. Duas urnas foram utilizadas, uma com os nomes de oito cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, que terão casas adaptadas com rampa, e outra com os 248 da lista geral. No papel retirado da urna constavam o nome da rua, número, quadra, lote, e o dia da visita técnica à moradia, que será realizada nesta sexta (24), sábado (25) e segunda-feira (27). Todas as casas possuem a mesma metragem 40,59 m² e internamente todas permitem o uso de cadeira de rodas.

Para o prefeito José Maria o sorteio é um momento auspicioso do programa, porque permite às famílias identificar onde irão morar. "O sonho desejado da casa própria fica cada vez mais próximo, proporciona uma nova realidade porque as famílias terão a certeza de que naquele endereço não haverá ninguém para despejá-los, a casa é deles. Que o lar de vocês seja um recanto de paz, felicidade e harmonia, onde possam criar dignamente seus filhos, e que no futuro possam efetivamente ajudar a construir nossa cidade", desejou o prefeito.

José Maria também ressaltou a sensibilidade que a administração dele teve com a questão habitacional e agradeceu as parcerias com o governo federal, a Caixa e a Bonora e Costa, Construtora e Incorporadora, responsável pela construção de 1008 casas populares em Ibiporã (496 do Residencial Jamil Sacca, entregues no final de 2013, 256 do Miguel Petri e mais 256 do Said Mustapha Issa, cuja previsão de entrega é no final de novembro). "Em 2009 fui ao Ministério das Cidades reivindicar a inclusão de Ibiporã no "Minha Casa Minha Vida" e pelos cálculos teríamos direito a uma cota de apenas 256 unidades habitacionais. Porém, graças ao nosso empenho, insistência, eficiência e ao esforço de pessoas sensíveis a causa no governo federal e Caixa, Ibiporã foi uma das cidades paranaenses mais beneficiadas pelo programa. Além das casas, outros 256 apartamentos foram contratados e 128 já estão em processo de fundação, destinados a famílias com renda superior a R$1.600, cujas prestações variarão de R$300 a R$480", informou o prefeito.

Sandra Moya agradeceu a parceria do governo federal ao longo dos anos e enfatizou o empenho da Administração em garantir não apenas a moradia, mas toda a infraestrutura aos moradores dos conjuntos habitacionais. "Estamos levando água, esgoto, asfalto, iluminação pública, internet gratuita, escola, creche, unidade de saúde. Nosso trabalho não para. Vamos continuar nos empenhando para praticamente zerar o déficit habitacional de nosso município e continuar realizando o sonho de muitos ibiporenses. Que Deus ilumine este momento tão importante da vida de vocês", afirmou.

A aposentada e pensionista Lourdes Soares Gradi foi um dos 38 idosos contemplados. "Até agora não estou acreditando. Pedi tanto a Deus que ele atendeu o meu pedido. Moro de aluguel com o meu filho, e já precisei contrair empréstimo para quitar as despesas. Quero passar o Natal na casa nova", contou.

Para o casal Jurandir Ramos Rodrigues e Lucinéia a conquista da casa própria significará condições mais dignas de moradia para eles e os três filhos. "Moramos em uma casa cedida por familiares. Ela é muito pequena, quente, quando chove molha dentro, as crianças dormem amontoadas em um cômodo e ainda precisamos conviver com animais peçonhentos. Estamos quase lá. Tínhamos muita fé em Deus. Foram longos anos de espera", relataram.

Após a visita técnica, a Caixa procederá a assinatura dos contratos, última etapa antes da entrega das chaves. Em fase final das obras, o Conjunto Habitacional Said Mustapha Issa será entregue aos moradores com infraestrutura completa (asfalto, meio fio, galeria pluvial, iluminação pública). Para atender as crianças do bairro uma escola municipal para estudantes do 1° ao 5° ano está sendo construída e uma creche nas proximidades, próximo a ponte, também está sendo edificada. Há ainda um projeto já definido de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Bairro Agenor Barduco, para atender a população. A prestação das casas vai variar entre R$25 e R$ 80 por mês, dependendo da renda bruta familiar, não passando de 5% da renda.

SORTEIO SAID MUSTAFA_publicar.pdf Clique para baixar