Publicado em: 23/10/2014 12:51

Dia do Dentista é comemorado com ações de educação em saúde bucal

Dia do Dentista é comemorado com ações de educação em saúde bucal Dia do Dentista é comemorado com ações de educação em saúde bucal

O Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde encerrou nesta quinta-feira (23), na Escola Municipal Profª Alice Roma Botti Schmitt, as ações de promoção e educação em saúde bucal com os alunos da Rede Municipal de Ensino.

A intensificação das atividades nas escolas municipais foi realizada durante todo o mês de outubro para comemorar o Dia Internacional (03) e Nacional do Dentista (25). Profissionais da odontologia realizaram teatro de fantoches, palestras sobre a importância da escovação correta dos dentes e outras dicas para manter a saúde bucal, escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, aplicação de flúor e avaliação clínica para atendimento odontológico. "O trabalho preventivo é fundamental para evitar a perda de dentes importantes nesta fase de nascimento da segunda dentição, além de evitar doenças e garantir o bem-estar da criança, transformando o ato de escovar os dentes em uma prática prazerosa. Por isso o trabalho é realizado de forma lúdica, dinâmica e interativa para facilitar o aprendizado das crianças e para que elas se tornem multiplicadoras das orientações sobre higiene e saúde bucal", pontua a responsável técnica do Setor de Odontologia, Patrícia Piazzalunga.

A Administração Municipal, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, tem investido na prevenção, através de ações educativas e prestação de serviço odontológica dentro das escolas municipais. Atualmente, todas as 13 escolas e 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) são atendidos pelo programa de educação em saúde bucal. A Escola Municipal Pref. Alberto Spiaci (Caic/Vila Esperança) , o Colégio Antônio Iglesias e a Escola Alice Roma contam com consultórios odontológicos. Além das atividades educativas, os alunos têm acesso a tratamento odontológico gratuito.

A vice-diretora da Escola Alice Roma, Rosemary Bento, ressalta que o consultório odontológico dentro da escola, que começou a funcionar em maio, permite o acompanhamento mais próximo da saúde bucal dos alunos. "Ficamos atentas e se a criança apresentar alguma queixa já encaminhamos para a dentista, facilitando para os pais que trabalham o dia todo. O interessante é que os próprios alunos multiplicam as informações entre eles e fora do ambiente escolar. Um coleguinha fiscaliza o outro na hora da escovação e orienta sobre bons hábitos alimentares", comenta.

A meta da Administração Municipal é que todas as escolas da rede municipal possuam um consultório odontológico. "A prevenção é o melhor método para cuidar da higiene, além de ser a maneira mais econômica e menos dolorida de ficar longe de problemas graves de saúde. Outra vantagem importante é que o exame bucal permite a detecção precoce de alguma síndrome. Aí fazemos o encaminhamento para atendimento multidisciplinar", explica Patrícia.