APMIF

 

Publicado em: 27/10/2014 16:08

Escola de Formação e Cidadania da APMIF realiza projeto "Construindo Paz"


Whatsapp

 

Escola de Formação e Cidadania da APMIF realiza projeto Escola de Formação e Cidadania da APMIF realiza projeto "Construindo Paz"

 

Valores como solidariedade, fraternidade, respeito e amor ao próximo foram temas abordados pelo projeto "Construindo Paz", uma ação desenvolvida com cerca de 150 adolescentes aprendizes da Escola de Formação e Cidadania (Esforci), coordenada pela Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF).  

 

Neste último sábado (25), os integrantes do projeto colocaram 14 placas nos canteiros centrais da cidade, com mensagens de afirmação sobre princípios que facilitam a vida em sociedade, o respeito mútuo, a cooperação e a construção de uma cultura de paz.

 

A presidente de honra da APMIF e idealizadora do projeto "Construindo Paz", Eliana Eik Borges Ferreira, citou algumas frases expostas nas placas como: "Solidariedade, passe adiante"; "Solidariedade é o amor em movimento"; "Pequenos gestos podem mudar o mundo" e "Diálogo, a melhor solução". "As frases foram sugeridas pelos adolescentes, depois analisadas pelas educadoras da Escola de Formação e também houve a discussão de todos os valores relacionados", relatou Eliana.

 

Ela explicou que o objetivo das frases não era aconselhar ou impor comportamentos, mas apenas afirmações sobre princípios e valores de condutas sociais que já são discutidos no trabalho com as crianças e os adolescentes na APMIF. "A idéia do projeto surgiu há três meses, a partir da necessidade de trabalhar com a questão da prevenção das dificuldades que os adolescentes poderão enfrentar nas relações interpessoais. Como um trabalho de orientação a eles e reforço de valores já trabalhados como o respeito e a necessidade do perdão",  contou a idealizadora do projeto.

 

Os adolescentes também circularam pelas ruas de Ibiporã, com cartazes que diziam: "Abraço Grátis" e com isso receberam abraços de pessoas que passavam pelas ruas e que estavam no comércio. "O abraço grátis foi um gesto simples para chamar a atenção para o movimento e sensibilizar a comunidade quanto a valores como o respeito à vida, fraternidade, gentileza, em uma tentativa de tornar o cotidiano mais agradável", mencionou Eliana.  Além disso, os adolescentes distribuíram folhetos explicativos à população com as idéias gerais do projeto. 

 

Segundo Eliana, o projeto trouxe benefícios tanto para os adolescentes aprendizes quanto à comunidade. "Para os jovens a ação possibilitou a ampliação da discussão dos valores e também houve o aumento da autoestima deles, por terem percebido que podem contribuir com a sociedade. Já as pessoas que participaram dos abraços puderam perceber que é possível melhorar o convívio social", enfatizou.

 

A presidente de honra mencionou que esta foi uma primeira ação e que a APMIF pretende continuar com o projeto. "Já temos 28 frases prontas, com certeza queremos ir além e estender as atividades do "Construindo Paz", afirmou.

 

 

 


Imagens