Indústria e Comércio

Publicado em: 04/11/2014 13:05

Ibiporã inaugura cinco indústrias no mês de aniversário

Ibiporã inaugura cinco indústrias no mês de aniversário Ibiporã inaugura cinco indústrias no mês de aniversário

Ibiporã completa 67 anos de emancipação política neste sábado (08) e comemora a data com o mês repleto de eventos e inaugurações na cidade. Um dos destaques do calendário festivo é a inauguração de cinco novas empresas: Ser Pet, da Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, Excelence -Indústria e Comércio de Tintas, Pack Plus - Indústria e Comércio de Embalagens, Conceitual Soluções em Acabamento e Paulistano Transporte e Mudanças, que a Administração Municipal atraiu para a cidade, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, e também a ampliação da Furgões Ibiporã. O cenário industrial da cidade está se expandido, trazendo mais empregos, independência financeira aos moradores e progresso para toda a cidade.

A Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários inicia as comemorações na próxima quarta-feira (05), às 08h30, com a inauguração de uma nova fábrica, a Ser Pet, que produzirá alimento para cães (ração), com capacidade de produção de até 4 mil toneladas/mês.

Para atender as necessidades da empresa e da região, a Administração Municipal, através do Samae, ampliou a rede de água com investimentos próprios de R$ 500 mil e também atuou junto a Copel para ser ampliada a rede de energia elétrica.

Para o gerente da unidade, Hélio Godoi da Rocha, a administração municipal foi prestativa e atendeu a solicitação brevemente. "Nós aqui na empresa temos três poços artesianos, porém não atendem mais a demanda da produção. Fizemos a solicitação ao prefeito, que através do Samae nos atendeu rapidamente. A água que o Samae nos oferece abastecerá basicamente a nova fábrica de ração de pet, que necessita de muita água. As outras duas que operam aqui na unidade conseguem se abastecer dos poços", explica Rocha.

De acordo com o prefeito José Maria, os estímulos à industrialização que Ibiporã vem recebendo ao longo de vários mandatos, com incentivos de doações onerosas, apoio à infraestrutura, criação dos condomínios industriais dentre outros investimentos, têm sido fundamentais para o desenvolvimento do município. "Se assim não fosse, certamente ainda seríamos como na década de 70, uma cidade dormitório de Londrina. Hoje não. Ibiporã tem um status de representação a nível estadual justamente pela industrialização que provocamos e pelo fomento da economia que isso gerou em nossa comunidade", explica o prefeito.

SEARA

A Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários é a terceira maior empresa de Agronegócio do Paraná e está ampliando a sua capacidade em Ibiporã, com a inauguração da nova fábrica, Ser Pet, que fica no terreno da empresa na PR-090, entre Ibiporã e Sertanópolis. Ainda em fase de teste, a Ser Pet está operando com 21 colaboradores, mas para a produção total, serão necessários 38 colaboradores, em cada um dos turnos. A produção oficial deve começar ainda em novembro. O investimento na nova fábrica gira em torno de R$ 30 milhões e terá um crescimento de 30% no volume produtivo do parque industrial, gerando 40 empregos diretos e 800 indiretos.

O objetivo com a nova fabricação da ração é primeiramente atender as necessidades nutricionais do cão, e, de quebra, o valor afetivo que o animal representa para o dono. "Há 10,15 anos o cachorro ficava no quintal de casa. O ser humano, porém, tem mudado os hábitos e trazido o cão para dentro de casa, muitos dormem na cama junto com os donos, vivem como membro da família e não mais como animais de estimação", explica o gestor de Ração Pet, Hélio Yoshiaki Hishinuma.

Para conquistar esse objetivo, a empresa fez uma primeira amostragem e diversos testes criteriosos durante a adequação da fórmula para oferecer ao dono a garantia de que tudo o que está na embalagem contém no alimento. "Temos uma responsabilidade técnica muito grande; esses testes são fundamentais para oferecer ao cão o melhor alimento possível. Estamos analisando muito cada detalhe da fórmula porque ela será permanente, não vamos mudá-la. Muitos componentes da ração são importados e ajudam, por exemplo, aumentar a longevidade do animal, diminuir o cheiro das fezes e formação de tártaro e mau hálito", revela o gestor da área.