Publicado em: 26/11/2014 20:19

Reunião sensibiliza implantação da REDE SIM em Ibiporã

Reunião sensibiliza implantação da REDE SIM em Ibiporã Reunião sensibiliza implantação da REDE SIM em Ibiporã

Com a presença de setores estratégicos da Administração Municipal nas áreas de Vigilância, TI, Administração, Tributação, Contratos, Agricultura e Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, foi realizada uma importante reunião em 18 de novembro, com o coordenador do SEBRAE Júlio Cesar Rodrigues, e o consultor Jonatas A. Oliveira, visando sensibilizar os envolvidos para a importância e abrangência da REDESIM para a desburocratização e a agilidade nos processos de abertura de empresas.

Oliveira tratou dos aspectos previstos no arcabouço legal e as vantagens da Implantação da Empresa Fácil que acaba com a burocracia da forma tradicional de abertura de empresas e passa para a nova modalidade tecnológica e agilizada, trazendo vantagens como, entrada única de documentos; consulta prévia online; inscrição municipal automática; alvará provisório automático para atividade de baixo risco; alvarás online de localização sanitária e ambiental); documentos de arrecadação on line; acompanhamento on line; nota fiscal eletrônica-MEI.

A reunião tratou ainda da competência de todas as instâncias administrativas e dos entes envolvidos que necessitam serem atualizados, mas, sobretudo, reafirmou que é preciso vontade política e tomada de decisão, o que vem sendo demonstrado pelo prefeito José Maria, maior incentivador desta inovação.

Segundo Júlio, hoje há um dado internacional que no Brasil o prazo médio de abertura de uma empresa gira ao redor de 110 a 120 dias e no Paraná 60 dias. Com a implantação da REDESIM, esse processo pode ser concluído em 48 horas.

O processo de implantação envolve as seguintes etapas: Sensibilização; Mapeamento dos processos; Configuração do sistema; Realização dos treinamentos. A presidente do Comitê Gestor da Micro e Pequena Empresa – Lourdes Narcizo e o Secretário Juarez Inácio ajudaram a mobilizar os servidores e os responsáveis pelos setores que estarão envolvidos com a implantação do software bem como os Secretários das respectivas pastas.

Nos primeiro e segundo dia do mês de dezembro o SEBRAE estará na Prefeitura de Ibiporã realizando treinamento com os setores de TI, Finanças; Cadastro; Obras; Vigilância e meio Ambiente