Indústria e Comércio

Publicado em: 27/11/2014 09:11

Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial nesta sexta-feira (28)

Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial nesta sexta-feira (28) Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial nesta sexta-feira (28)

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, inaugura nesta sexta-feira (28), às 8h30, o barracão industrial Satoshi Sato, da Furgão Ibiporã, indústria especializada na fabricação de carrocerias metálicas para o transporte de frios, carnes e cargas em geral. É a quarta das seis indústrias a serem inauguradas neste mês e no próximo, marcando as comemorações pelos 67 anos de emancipação política de Ibiporã.

O novo barracão industrial está instalado em terreno doado pela atual Administração Municipal, e começou a ser construído em 2012. Possui cerca de 15 mil m² de área construída, e abrigará as novas linhas de montagem da empresa.  Cerca de R$10 milhões foram investidos apenas nas instalações. Atendendo o mercado nacional de furgões frigoríficos e isotérmicos sobre-chassi, a direção da Furgão Ibiporã projeta um incremento de aproximadamente 50% em sua produção e a geração de pelo menos 100 empregos diretos com a ampliação de suas instalações, localizadas no Parque Industrial V, na BR369, saída para Londrina.

Segundo o diretor industrial Rui Kazunari Harada, o novo barracão será ocupado gradualmente até o final de 2015. "Atualmente produzimos uma média de sete produtos/dia. Com esta ampliação, objetivamos dobrar a produção. A empresa surgiu em 1992 e desde 1994 vem constantemente investindo na ampliação e modernização da sua estrutura física e na capacitação profissional de seus colaboradores", ressalta Harada.

A empresa foi inicialmente instalada em uma área de 3.000 m², em terreno doado no primeiro mandato do prefeito José Maria, e atualmente ocupa mais de 80.000 m², sendo que destes, 30.000 m² são de área construída. Segundo estatísticas de emplacamentos da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), a empresa é a maior fabricante nacional de carrocerias frigoríficas, posição que já ocupa há mais de um ano. Só em 2013 a Furgão Ibiporã fabricou 1158 furgões sobre-chassi frigoríficos e isotérmicos e 363 semirreboques.

O secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, enfatiza a importância de a empresa levar o nome de Ibiporã para todo o Brasil. "A história da Furgão Ibiporã se confunde com a do município, ambas pequenas, e que nas últimas décadas passaram por um período de intenso desenvolvimento, dirigidas com pulso firme e que hoje se destacam no cenário nacional. É uma empresa que carrega o nome da cidade na placa de seu produto e no jaleco de seus mais de 500 colaboradores. Sem dúvida, uma parceria que enche o ibiporãense de orgulho", compara.

O diretor industrial da Furgão Ibiporã destaca a importância da parceria com o poder público e a política de incentivo à industrialização implementada nos últimos anos. "Trata-se de uma troca que traz benefícios não apenas ao poder público e à empresa, mas a toda a sociedade, com a criação de novos postos de trabalho, aplicação dos impostos em obras e serviços e incremento da economia. Temos um excelente relacionamento com a Administração Municipal, uma sinergia de interesses, que resultam na agilidade das nossas decisões", expôs Harada.

Sobre a Furgão Ibiporã

Fundada em setembro de 1992 com o objetivo de atuar no mercado com o que há de melhor para o transporte de frios, carnes e cargas em geral, a Furgão Ibiporã possui atualmente mais de 500 colaboradores em seu quadro, destacando-se profissionais com experiência de mais de 30 anos no ramo.

A empresa foi inicialmente instalada em uma área de 3.000 m². Atualmente ocupa mais de 80.000 m², sendo que destes, 30.000 m² são de área construída. A estruturação do parque fabril proporciona agilidade no processo produtivo e permite aos colaboradores as melhores condições para que possam exercer suas atividades.

A Furgão Ibiporã possui em seu portfólio produtos que primam pela altíssima resistência estrutural, design e excelente isolamento térmico. A tecnologia envolvida na fabricação dos produtos obedece rigorosamente todas as normas de segurança veicular, conforme certificado de adequação e legislação de trânsito concedido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Inauguração do barracão industrial Satoshi Sato

Quando: 28 de novembro (sexta-feira)

Local: Rua Luís Carlos Zani, km 141, Parque Industrial V