APMIF

Publicado em: 29/11/2014 00:00

Abertura do Natal Luz é neste domingo (30)

Abertura do Natal Luz é neste domingo (30) Abertura do Natal Luz é neste domingo (30)

A Prefeitura Municipal de Ibiporã, Escola de Formação e Cidadania da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Fundação Cultural promovem neste domingo (30), a partir das 20 horas, a abertura da programação do Natal Luz em Ibiporã, na Praça Pio XII.

O evento terá a chegada do Papai Noel na Praça, com os anjos, exibição artística dos integrantes da Cia Circence Tangará, de Londrina, e apresentações da Escola de Música Ceforma e do Coro Cênico da Fundação Cultural.

Também serão divulgadas e premiadas as escolas e os alunos que mais arrecadaram garrafas pet para a decoração do Natal nas ruas e praças de Ibiporã. Toda a decoração foi feita por alunos, educadores e funcionários da Escola de Formação e Cidadania da APMIF (Esforci).

Desde 2009 a APMIF é responsável pela decoração de natal do município. O projeto sócio educativo além de trabalhar a cooperação, o trabalho em equipe, a disciplina e responsabilidade com os alunos das escolas também incentiva a cidadania e educação ambiental, estimulando os cidadãos a assumirem responsabilidade com o meio ambiente, desenvolvendo conceitos de preservação por meio da reciclagem.

Decoração

Toda a beleza, magia e romantismo do clássico universal da literatura infantil "O Quebra-Nozes", tradicionalmente apresentado em formato de espetáculo de balé no período natalino, serviram de inspiração para a decoração do Natal de Ibiporã. O clássico balé composto por Tchaikovsky também será apresentado por alunos e bailarinos da Escola de Ballet da FCI, no período de 7 a 19 de dezembro, na Praça Pio XII.

Segundo a presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, cerca de 30 mil garrafas pet foram utilizadas na confecção de enfeites, como bailarinas, soldadinhos de chumbo, guloseimas, caixas de presentes, bonecos de neve, pinheirinhos, guirlandas, anjos, velas que começam a decorar canteiros, rotatórias, praças e prédios públicos de Ibiporã.

Por questões econômicas e ecológicas, as estruturas de decorações utilizadas em natais anteriores são reaproveitadas. "Renovamos os enfeites fazendo a pintura e modificando a 'cara delas'. Este ano, por exemplo, transformamos a estrutura dos bonecos de neve em ursos", explica Eliana. Um dos objetivos do Natal Ecológico de Ibiporã, conforme Eliana, "é resgatar o espírito de Natal e cristão. Procuramos reacender nas pessoas o nascimento de Jesus e o tempo de renovação que iniciará um novo ano. Além, claro, do trabalho de conscientização e retirada dessas garrafas das ruas", afirma a presidente de honra.

Traga sua família e participe desse momento!

Confira a programação:

Local: Praça Pio XII

Dia 30/11 - 20h - Abertura do Natal Luz de Ibiporã, com a chegada do Papai Noel na Praça e apresentação do Coro Cênico da Fundação Cultural.

Dia 01/12 - 20h - Cantata de Natal - Colégio Integrado Sônia Marcondes.

De 07 a 20/12 - 20h - Musical Mary Poppins, com alunos da Fundação Cultural de Ibiporã, da APMIF e do projeto Canto na Escola; e o Ballet Quebra Nozes, com a Escola Municipal de Ballet.

Dia 21/12 - 20h - Show da Fazenda da Esperança

Dia 22/12 - 20h - Escola de música David Studio

Dia 23/12 - 20h - Grupo Maranatha - Paróquia N. Sra. da Paz

(Lembrando que haverá arquibancada para oferecer maior conforto ao público. Na praça também há parque de diversões e barracas de comida)

Local: Salão Paroquial Pio XII (em frente à praça)

De 18 a 21/12 - 14h às 22h - 1ª Feira Regional de Artesanato. Uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Centro do Artesanato. Feira reunirá cerca de 100 artesãos de Ibiporã e região, distribuídos em 40 estandes. Durante o evento, haverá ainda apresentações artísticas e oficinas de artesanato.