Indústria e Comércio

 

Publicado em: 02/12/2014 16:59

Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial


Whatsapp

 

Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial Furgão Ibiporã inaugura novo barracão industrial

 

O bom momento vivido por Ibiporã em relação à política de desenvolvimento industrial foi marcada por um importante capítulo na última sexta-feira (28). A Furgão Ibiporã, maior fabricante nacional de carrocerias frigoríficas, segundo estatísticas de emplacamentos da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), inaugurou o barracão industrial Satoshi Sato, que abrigará as novas linhas de montagem da empresa. A nova planta industrial foi a quarta das seis indústrias a serem inauguradas nos meses de novembro e dezembro, marcando as comemorações pelos 67 anos de emancipação política de Ibiporã.

 

A solenidade contou com a presença do prefeito José Maria, da vice, Sandra Moya, da primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, da presidente da Câmara de Vereadores, Mari de Sá, vereadores, do deputado federal eleito Enio Verri (PT), secretários municipais, diretores, servidores autoridades civis, policiais, direção, familiares e colabores da empresa.

 

O novo barracão industrial está instalado em terreno doado pela atual Administração Municipal, e começou a ser construído em 2012. Possui cerca de 15 mil m² de área construída, e abrigará as novas linhas de montagem da empresa.  Cerca de R$10 milhões foram investidos apenas nas instalações. Atendendo o mercado nacional de furgões frigoríficos e isotérmicos sobre-chassi, a direção da Furgão Ibiporã projeta um incremento de aproximadamente 50% em sua produção e a geração de pelo menos 100 empregos diretos com a ampliação de suas instalações, localizadas no Parque Industrial V, na BR369, saída para Londrina.

 

Segundo o diretor industrial Rui Kazunari Harada, o novo barracão será ocupado gradualmente até o final de 2015. "Atualmente produzimos uma média de sete produtos/dia. Com esta ampliação, objetivamos dobrar a produção. A empresa surgiu em 1992 e desde 1994 vem constantemente investindo na ampliação e modernização da sua estrutura física e na capacitação profissional de seus colaboradores", ressaltou Harada.

 

A empresa foi inicialmente instalada em uma área de 3.000 m², em terreno doado no primeiro mandato do prefeito José Maria, e atualmente ocupa mais de 80.000 m², sendo que destes, 30.000 m² são de área construída. Só em 2013 a Furgão Ibiporã fabricou 1158 furgões sobre-chassi frigoríficos e isotérmicos e 363 semirreboques. "O acontecimento de hoje representa um momento ímpar de crescimento e de investimento em nosso município. A história da Furgão Ibiporã se confunde com a do município, ambas pequenas, e que nas últimas décadas passaram por um período de intenso desenvolvimento, dirigidas com pulso firme e que hoje se destacam no cenário nacional. É uma empresa que carrega o nome da cidade na placa de seu produto e no jaleco de seus mais de 500 colaboradores. Sem dúvida, uma parceria que enche o ibiporãense de orgulho", comparou o secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik. "Desejo que esta nova planta leve nosso nome para ainda mais longe, no Brasil e fora dele, para que continue gerando novos empregos, investimentos e colaborando com a economia do país", acrescentou o secretário.

 

Durante a solenidade, a filha de Satoshi Sato, ex-funcionário de que dá nome ao novo empreendimento, Dorothy Sato, recebeu a homenagem póstuma da empresa e da Administração Municipal. O nome do ex-vendedor que trabalhou na Furgão desde o seu início, foi escolhido devido ao seu profissionalismo, humildade e sabedoria. Sato faleceu em 2013, aos 88 anos.

 

O prefeito relembrou quando o presidente da Furgão Ibiporã, Devanir Martins da Costa, foi até o gabinete dele para pedir apoio na instalação de uma pequena fábrica de carrocerias frigoríficas. "Ele contou que havia trabalhado 10 anos em uma empresa em Londrina, começando no chão de fábrica e chegando ao posto de vendedor. Tinha ouvido falar que a cidade vizinha possuía uma política de incentivo à industrialização e com o seu pequeno capital gostaria de montar a fábrica. Hoje Ibiporã tem orgulho daquela indústria que iniciou suas atividades em uma pequena área e com três ou quatro funcionários ter se transformado na maior fabricante nacional destes produtos, e neste dia estar inaugurando um investimento de R$10 milhões, sem financiamento, problema fiscal, sonegação. Sinto orgulho de um dia ter acreditado no sonho da família Martins. Tenho orgulho de ver estes 500 colaboradores que tiram seu sustento de um trabalho honrado e sério. O slogan da Furgão é "este vai mais longe". E certamente com esta nova planta industrial e os produtos que daqui sairão levarão o nome de Ibiporã muito mais longe", comentou.

 

Sandra Moya enfatizou o momento auspicioso pelo qual passa Ibiporã, com a entrega de uma série de obras nas áreas da saúde, educação, trabalho, assistência social e indústria. "Todos estes investimentos não seriam possíveis se não tivéssemos a parceria com as empresas. Você, Devanir, faz parte do desenvolvimento da cidade. Você com a geração de postos de trabalho, pagamento de impostos, faz parte do desenvolvimento de Ibiporã e da melhoria da qualidade de vida da população, que é pelo que prima nossa Administração", discursou.

 

Costa agradeceu ao prefeito José Maria a oportunidade concedida à época. "Obrigado, José Maria, por ter acreditado em nós. Nesta "terra bonita" encontramos o terreno fértil para plantar as sementes que geraram e gerarão muitos frutos. Há 22 anos alguém acreditou no meu sonho e eu não podia frustrar as expectativas de um homem visionário, que não administra para o hoje, mas para o futuro. Nossos colaboradores, que foram fundamentais para que este sonho se concretizasse, trabalharão em um ambiente mais arejado, iluminado, espaçoso. Chegamos até aqui porque tudo foi feito com muito amor. Este é mais um espaço de conquista. Já avançamos muito e podemos ir mais longe", assegurou o diretor presidente.

 

Sobre a Furgão Ibiporã

 

Fundada em setembro de 1992 com o objetivo de atuar no mercado com o que há de melhor para o transporte de frios, carnes e cargas em geral, a Furgão Ibiporã possui atualmente mais de 500 colaboradores em seu quadro, destacando-se profissionais com experiência de mais de 30 anos no ramo.

 

A empresa foi inicialmente instalada em uma área de 3.000 m². Atualmente ocupa mais de 80.000 m², sendo que destes, 30.000 m² são de área construída. A estruturação do parque fabril proporciona agilidade no processo produtivo e permite aos colaboradores as melhores condições para que possam exercer suas atividades.

 

A Furgão Ibiporã possui em seu portfólio produtos que primam pela altíssima resistência estrutural, design e excelente isolamento térmico. A tecnologia envolvida na fabricação dos produtos obedece rigorosamente todas as normas de segurança veicular, conforme certificado de adequação e legislação de trânsito concedido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).